Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes do Ensino Básico de Canaã dos Carajás aplicam fundamentos da física em mais um desafio do Conexão Ciência e Sociedade

  • Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2022, 18h08
  • Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 18h11
  • Acessos: 837

CanaaNesse fim de semana, a comunidade acadêmica do Polo de Ensino, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Pepeti) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Canaã dos Carajás, realizou mais uma etapa do projeto Conexão Ciência e Sociedade, em parceria com a Prefeitura Municipal. Desta vez, a quarta etapa envolveu os cursos de Física, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação.

O desafio foi aplicar alguns conceitos básicos da física no contexto das engenharias através da construção de protótipos com material alternativo e de uso de uma plataforma de simulação de fenômenos.

Cada equipe tinha que construir um protótipo e resolver problemas definidos em cada uma das rodadas no tempo especificado. Na rodada 1, Eletroímã, na 2, Eletroscópio, na rodada 3, aplicar a Lei de Hooke em na rodada 4, Motor Elétrico.

Para o coordenador geral do Pepeti, prof. Diego de Macedo, o Conexão Ciência e Sociedade, se consolida como um grande atrativo do público jovem para a Universidade. “Vivendo essa experiência, esses meninos e meninas têm a oportunidade de ver a ciência mais de perto e de saber que eles podem aprender mais num curso superior, que é ofertado bem aqui, no município deles, por uma universidade pública, gratuita e de qualidade”.

canaa 2O projeto

Por meio de gincanas/desafios mensais, o objetivo de desenvolver nos estudantes da rede pública de ensino básico o interesse pela ciência e pelo ensino superior, trabalhando para propor soluções para sociedade local.

Os estudantes do ensino médio e fundamental trabalharão juntos com estudantes da graduação da Unifesspa (monitores) na resolução destes desafios. As equipes terão um líder e acompanhamento dos professores da escola. Cada desafio renderá uma pontuação às equipes, que ao final do circuito serão premiadas de acordo com seus desempenhos.

A quinta etapa do Conexão Ciência e sociedade ocorrerá no último fim de semana de setembro, no Parque Veredas, com o tema “Biodiversidade E Meio Ambiente”, envolvendo os cursos de Engenharia Florestal e Agronomia.

Fim do conteúdo da página