Teletrabalho é tema do Fórum de Servidores e o ponto de partida para a implementação do Programa de Gestão e Desempenho

• Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2022, 15h26
  • Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2022, 16h43

foto servidores

No próximo dia 6 de setembro, às 15h, a Unifesspa iniciará as atividades do I Fórum de Servidores 2022, que contará com diversas discussões relacionadas ao teletrabalho, modalidade de trabalho desempenhada fora do ambiente físico da instituição, em regime de execução parcial ou integral, a partir da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), abordada no Programa de Gestão e Desempenho (PGD).

O PGD é uma ferramenta de gestão que consiste em uma forma diferente de organização e monitoramento do trabalho. Ele abrange atividades em que os resultados possam ser efetivamente mensurados, com estabelecimento de metas e avaliação das entregas (resultados) dos participantes. O teletrabalho, portanto, não pode ser confundido com o trabalho remoto, desempenhado recentemente durante o período de pandemia, de forma provisória e compulsória.

O Fórum 2022 terá como primeira atividade o Seminário de Legislação, Conceitos e Normativas Vigentes sobre o PGD, no qual será apresentada as normativas que estabelecem orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados à implementação do PGD.

A próxima etapa será uma mesa de discussão, com data a definir, sobre as experiências e práticas na implementação do PDG, com participação de representantes de outras IFES. Em seguida, será apresentada, também, uma minuta de regulamentação para implementação do PGD na Unifesspa, a qual será disponibilizada a comunidade para apreciação e sugestões, por meio do “Participa”. No mesmo dia, a comunidade conhecerá o projeto Polare, sistema da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que será utilizado para execução do teletrabalho.

Além disso, uma pesquisa de percepção dos servidores sobre o teletrabalho também está sendo realizada pela Progep, por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Desempenho, para levantar informações que possam colaborar no processo de implementação do PGD. Participe da pesquisa clicando aqui. A ideia é criar um panorama de informações necessárias à Comissão de Implantação do Teletrabalho na Unifesspa.

Após as discussões e reflexões advindas dessas atividades, será lançado, no dia 14 de outubro, o plano piloto do PDG, que terá duração de dois meses e contará com a participação de setores administrativos que possuem atuação transversal, como Proad, Gabinete, Procuradoria, CTIC, Seplan, Progep. Como representantes de unidades acadêmicas, teremos a participação do Instituto de Estudos em Geociências e Engenharias (IGE), o maior instituto em quantidade e diversidade de atividades, e o Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), como representante dos campi fora de sede.

O objetivo dessa implementação piloto é avaliar a viabilidade do teletrabalho nas atividades administrativas da Unifesspa. Assim, com as informações obtidas durante a execução do plano piloto, será possível a realização de uma avaliação sistêmica, que leve em consideração as características e particularidades da Unifesspa e as reais implicações dessa modalidade de trabalho no âmbito da instituição.

Texto: Laena Vieira