Coordenadores de projetos e convênios discutem contribuição da Unifesspa para o desenvolvimento social do Pará

• Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 17h17
  • Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 15h04

projetos sectet 1A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) reuniu na última segunda-feira (22), na Unidade I do campus de Marabá, coordenadores de projetos e convênios desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará (SECTET), a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás. Atualmente, essas são as três principais fontes de financiamento de ações de ensino, pesquisa e extensão da Unifesspa. Juntas, somam investimento pouco mais de R$ 70 milhões.

Entre as ações de destaque estão o polo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (PEPETI), que desenvolve, hoje, 12 turmas e projetos integrados em Canaã dos Carajás, o Programa Forma Pará, por meio do qual a Unifesspa oferta 37 turmas de graduação em 33 municípios e mais 18 cursos de especialização. Além dos convênios, também têm destaque projetos de pesquisa e extensão, liderados por pesquisadores da universidade, que buscam situar e dialogar diretamente com os problemas estaduais e regionais.

A titular da SECTET, professora Edilza Fontes, destacou o papel histórico da presença do

Ensino Superior na região Sul e Sudeste do Pará e a importância da Unifesspa na interlocução com o Governo do Estado. A secretária reforçou, também, a disposição institucional e dos pesquisadores da universidade em desenvolver as ações e a necessidade de engajamento nas oportunidades de fomento de projetos futuros a partir da Lei complementar n° 133, de 6 de novembro de 2020, que trata da destinação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) no estado do Pará para a Ciência e Tecnologia.

projetos sectet 2A secretaria municipal de educação de Canaã de Carajás, Roselma Milani, reforçou a importância de outras matrizes de desenvolvimento para a região para além da mineração e enfatizou o interesse da gestão municipal em consolidar os investimentos atuais na Unifesspa e avançar para a construção de um campus universitário no município, que já constrói uma sede própria para as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade em Canaã.

Para o reitor da Unifesspa, professor Francisco Ribeiro, essas interlocuções institucionais representam um amadurecimento da Unifesspa enquanto instituição de referência na região. Prestes a completar 10 anos e autonomia administrativa, a Universidade sofre com cortes no orçamento de custeio e com estagnação no orçamento de investimento por parte do Executivo Federal. “Diante desse contexto, a Unifesspa agradece a parceria com essas três grandes fontes de fomento. Não podemos deixar de dialogar e devemos reconhecer o importante papel de incentivo que elas nos têm dado neste momento. Nossa intenção é consolidar essa parceria e ampliar e nos fortalecer ainda mais”, destaca o reitor.

No encontro, todos os coordenadores de projetos e convênios apresentaram resultados, experiências, fases de desenvolvimento de seus trabalhos. Houve, ainda, discussão sobre os impasses atuais e as perspectivas futuras para áreas de interesse em pesquisa e inovação.