Unifesspa participa de evento sobre fortalecimento da pós-graduação na Amazônia

• Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 15h36
  • Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 15h05

PropitA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participou do 1º Seminário de Acompanhamento de Projetos, que reúne os trabalhos aprovados no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na Amazônia Legal. O evento ocorreu de 24 a 26 de agosto, no anfiteatro Garibaldi Brasil, no campus-sede da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O seminário reuniu pesquisadores, pró-reitores de pós-graduação de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, coordenadores de projetos e equipe técnica para acompanhamento dos resultados parciais dos 67 projetos apoiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A Unifesspa foi representada pelo Diretor de Pós-graduação, prof. Francisco Adriano de Oliveira Carvalho, pela Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT), pelos professores Abílio Pacheco de Souza e Andréa Hentz de Melo, representando o projeto “Estudos Amazônicos, Diversidades Socioculturais e Práticas Sustentáveis”; o professor Ronaldo Barros Ripardo representou o projeto “Rede de educação científica e matemática (RECIMA): Estratégias para a consolidação da Pós-graduação no contexto da diversidade sociocultural Amazônica”; e o docente Paulo de Tarso Garcia pelo projeto “Consolidação e fortalecimento do PPGQ/UNIFESSPA”.

Propit 2Para Francisco Adriano, tratou-se de uma oportunidade única para os Programas da região. “É um evento muito importante para a pós-graduação da Amazônia porque discute não só os problemas enfrentados pelos programas, mas também as soluções e perspectivas para consolidar as pesquisas na região”, afirma.

O evento contou com a presença da presidente da Capes, professora Cláudia Mansani Queda de Toledo. “Estamos unidos ainda por uma causa que perpassa o Programa de Desenvolvimento de Pós-Graduação na Amazônia Legal, que é o trabalho que passou de uma dimensão individual de cada instituição para se tornar uma força coletiva dentro de um programa”, comentou. “Quando 27 instituições se unem em torno de 67 projetos, somos um grande grupo de trabalho em torno de um objetivo, que é buscar uma redução de assimetrias culturalmente embutidas em nosso país; esta é a grande causa deste encontro”, concluiu.

O seminário teve, ainda, o lançamento da 3ª Edição do PDPG: Parcerias Estratégicas nos Estados, com a presença da presidente da Capes; da diretora de Programas e Bolsas no País, Zena Martins; da pró-reitora de Pós-Graduação da Ufac, Margarida Lima Carvalho; e representante do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

Com informações da Ascom da Ufac