ICSA realiza cerimônia de posse da nova direção do instituto

• Publicado: Quinta, 25 de Agosto de 2022, 09h57
  • Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 15h09

Na última sexta-feira, 19, foi realizado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) a posse da nova direção do instituto, eleito no mês de junho deste ano. A antiga direção foi eleita em 2018, e tinha como representantes o prof. Dr. Gabriel de Moraes Outeiro e a profa. Dra. Marcilene Feitosa Araújo que encerrou a sua gestão este ano. Os novos representantes eleitos são: prof. Dr. Jax Nildo Aragão Pinto e o prof. Dr. Norberto Ferreira Rocha, que se manterão no cargo até agosto de 2026. A cerimônia contou com a presença de representantes de autoridades locais e da Unifesspa, como o reitor, Dr. Francisco Ribeiro da Costa, o representante dos discentes do ICSA, Mateus Cardoso, a secretária de educação, Kelly Higino, o prefeito do município de Bom Jesus do Tocantins, João da Cunha Rocha, além dos novos diretores e também da profa. Dra. Marcilene Feitosa, que representou a gestão anterior.

WhatsApp Image 2022 08 24 at 17.13.05 2Os participantes da mesa compartilharam seus agradecimentos e parabenizaram a nova gestão eleita. O representante dos discentes, Mateus Cardoso, foi o primeiro a falar e agradeceu por todo o auxílio que a gestão de 2018 a 2022 fez pelo instituto e pelos cursos e desejou um bom caminho para a nova gestão. Em seguida, a secretária de educação municipal, Kelly Higino, também parabenizou aos novos diretores e lembrou a relação harmoniosa que existe entre o poder municipal e a Unifesspa, em especial o ICSA, que auxiliou em alguns trabalhos. “Desejo ao professor Jax e sua gestão, uma gestão inclusiva, de portas abertas”, afirmou a secretária.

O próximo proferir a sua fala foi o prefeito de Bom Jesus do Tocantins, João da Cunha Rocha, também parabenizou a nova gestão e mencionou sobre a parceria que a Unifesspa tem com o município através do programa Forma Pará, que leva aos municípios longe dos campus, turmas de diferentes cursos. Em seguida os novos diretores, geral e adjunto, proferiram suas falas ressaltando a importância do trabalho realizado até o momento pela gestão anterior e da comunicação e boa relação com os outros representantes. O diretor adjunto, Norberto Rocha, é um cidadão de Rondon e lembrou toda a sua trajetória como alguém que viu a universidade de formar na cidade.

Já o diretor geral, Jax Aragão, citou como a posse representou um ato de democracia. “Nós vamos dar continuidade aos trabalhos realizado pela gestão anterior, para que possa facilitar a integração, diálogo entre a comunidade universitária, entre técnicos, professores, alunos e todos aqueles que nos visitam aqui naturalmente. Nós vamos lutar pela expansão da universidade, construir um auditório maior, duas salas de laboratórios e queremos abrir a universidade pra sociedade. Para isso, nós vamos investir pesadamente em ampliação de novos cursos e em cursos de especialização, em nível de pós-graduação e também no mestrado. A nossa expectativa que a gente possa atender cada vez mais o número de jovens, não apenas da de Rondon, mas da BR-222 e de todo o estado do Pará. Nós queremos que o instituto continue com essa potência de diversidade. Nós queremos construir uma universidade realmente inclusiva e que mude a vida das pessoas”, afirmou o professor.

Para o encerramento da cerimônia, o reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro, falou sobre a importância de toda uma equipe para uma boa gestão e não apenas de chefes. Foi também dito a comunidade que os cortes feitos na universidade foram fortes ao ponto de impactar a forma como a universidade vem funcionando nos últimos tempos. O reitor reiterou o papel dos técnicos como grandes auxiliadores no trabalho da gestão dos institutos, e ainda comunicou que a universidade vem sofrendo com o número pequeno de técnicos, para as demandas existentes. Ao final do evento os diretores assinaram o termo de posse e assim o evento foi finalizado.