Gestores de comunicação das IFES debatem importância do setor para as instituições e à democracia

• Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 14h31
  • Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 15h18

ABERTURA COGECOM 2022 12O 7º Encontro do Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom) da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) ocorreu de 18 a 20 de agosto, em Aracajú. No evento, organizado este ano pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), servidores responsáveis pela comunicação das universidades discutiram o tema “Comunicação e Democracia”.

Na programação, palestras, apresentação de experiências, discussões sobre os papeis institucionais. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) esteve representada pela Assessora de Comunicação, profa. Janine Bargas, que destaca a importância da articulação interinstitucional para o fortalecimento da Comunicação da Unifesspa. “A Unifesspa está se consolidando e o trabalho de comunicação, interna e externa, é árduo. Somos uma IFES com grande área de abrangência e num ritmo de crescimento, e a estrutura da Ascom precisa de grande reforço para dar conta não apenas de executar a comunicação, mas também de pensa-la estrategicamente e contribuir para o fortalecimento da Unifesspa”, reforça a assessora. “Esta é uma realidade compartilhada pelos setores de comunicação em outras IFES e o encontro nos ajuda a pensar soluções conjuntamente, além de nos situar no contexto político mais amplo e mostrar a importância da comunicação como uma dimensão central nas universidades públicas”. complementa.

A diretora de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual da UFS, Maíra Bittencourt, destacou o Cogecom como um modelo de diálogo importante entre os gestores de comunicação das universidades federais. “É um espaço para discutir a comunicação pública no Brasil, principalmente voltada para as universidades e o nosso cenário de educação. O tema desse ano é Comunicação e Democracia, o que vem em consonância com o nosso cenário nacional, com a discussão do momento”, pontuou a diretora.

Para a diretora executiva do Cogecom, Rose Pinheiro, “cada encontro é um novo desafio. A gente adota no Cogecom essa visita às universidades, isso é muito especial, porque a gente conhece novas regiões, novas realidades, avançando na busca de soluções. Com a realidade das nossas universidades, com as questões de orçamento, de recurso, precisamos realizar parcerias, tanto com setores privados quanto parceiros do estado, do município, o que nos ajuda a viabilizar os nossos encontros e a trazer qualidade para que eles aconteçam”.

O evento contou, ainda, com a participação da reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lucia Campos Pellanda, integrante da Comissão de Comunicação da Andifes, do Secretário da Andifes, Gustavo Balduíno, da Assessora de Comunicação da Andifes, Lívia Leite.

Cogecom2022 3ª dia 8Gestão

Desde 2016, o Cogecom realiza encontros anuais, debatendo políticas nacionais de comunicação social para construção conjunta de ações entre as universidades federais; políticas de cooperação entre as instituições envolvidas, com vistas à transformação do modelo de comunicação universitária; valorização da comunicação pública no ambiente das universidades, com ênfase em princípios como transparência, diálogo com a sociedade, o interesse público entre outros.

Para a gestão de 2023, uma nova diretoria Executiva foi eleita pelos gestores. No novo mandato, a Unifesspa será uma das coordenadoras regionais, representando a Região Norte, ao lado da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Confira a composição da Gestão 2023, do Cogecom:

Diretora: Maíra Bittencourt (Universidade Federal de Sergipe – UFS)

Vice-Diretor: Ivanei Salgado (Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG)

Secretário: Sandro Adalberto Colferai (Universidade Federal de Rondonia – Unir) e Luiz Eduardo Pacheco (CEFET_MG)

Regionais

Norte: Janine Bargas (Unifesspa) e Roni Petterson (Universidade Federal de Roraima – UFRR)

Centro-Oeste: Mônica Nogueira (Universidade de Brasília – UnB) e Salvio Farias (Universidade Federal de Goiás – UFG)

Sudeste: Fábia Lima (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG) e Thaiane Oliveira (Universidade Federal Fluminense – UFF)

Nordeste: Cézar Velame (Universidade Federal do recôncavo da Bahia – UFRB e Malu Carvalho (Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB)

Sul: Ramon Lourenço (Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila) e Carlos Rocha (Universidade Federal do Paraná – UFPR)