IV Fórum de Graduação da Unifesspa debate desafios e possibilidades da instituição na curricularização da extensão

• Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2022, 17h21
  • Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 10h50

O IV Fórum de Graduação da Unifesspa, aconteceu nos dias 17 e 18, no auditório da Unidade III, do campus de Marabá. Com a temática, “Extensão e diversidade nos currículos: desafios e possibilidades”, o evento promoveu discussões de experiências, buscando a melhoria dos cursos de ensino da universidade. A mesa de abertura contou com a presença do reitor da Unifesspa, prof. Dr. Francisco Ribeiro da Costa, a vice-reitora profa. Dra. Lucélia Cavalcante, o pró-reitor de Ensino de Graduação, prof. Dr. Denilson da Silva Costa, a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Dra. Lúcia Cristina Cavalcante da Silva e a pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, representada pela profa. Dra. Anaiane Pereira Souza.

A primeira pessoa a falar foi a professora Anaiane Pereira, representante da PROPIT, que compartilhou com os presentes os desafios que a pesquisa, assim como o ensin, estão enfrentando. Além disso, agradeceu e parabenizou aos coordenadores do evento e ressaltou a importância do debate na universidade. Em seguida, a professora Lúcia Cavalcante, da PROEX, que também parabenizou os organizadores do evento e frisou a questão de como a pandemia trouxe desafios maiores, junto com os diversos cortes orçamentários que a universidade vem sofrendo nos últimos tempos.

O prof. Dr. Denilson da Silva, Pró-reitor da Proeg, destacou que os editais de extensão já não são abertos em grande quantidade, quando comparada a outras áreas, como a de ensino. Segundo o professor, “A extensão ainda é pouco valorizada no Brasil”, outro ponto relatado foi a resolução nº 615, aprovada em Março desse ano, que fala sobre a regulamentação da Política de Extensão da Unifesspa. A seguir, a vice-reitora profa. Dra. Lucélia Cavalcante e o reitor, prof. Dr. Francisco Ribeiro, parabenizaram também a realização do evento e compartilharam sobre a importância do diálogo sobre a extensão no currículo dos cursos e também comentaram sobre como o fórum se faz importante, por debater temas que não são debatidos em outros eventos. “Nós já tivemos algumas reuniões da Andifes, e muitas vezes eu percebi que existem outros temas, que acabamos por debater em conversas mais informais e que precisamos levar para as mesas”, afirmou o reitor.

Em seguida, o evento contou com a palestra “A curricularização da extensão na Unifesspa à luz da resolução 615/2022/Consepe/Unifesspa”, que foi mediada pelo prof. Dr. Eudes André Leopoldo de Souza e teve como convidada a profa. Dra. Lúcia Cavalcante, pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis. Na abertura da palestra, o professor Eudes fez uma menção a discente Nayara Cristina Barros da Costa, do curso de Licenciatura em Geografia da turma de 2018, que faleceu este mês. Continuando com a palestra, a professora Lúcia foi a responsável por apresentar e discutir o tema da palestra e trouxe uma apresentação que foi exibida para os presentes. “A gente compreende a extensão como um locus estratégico, de que? Bem, primeiro pensando no nosso egresso, na formação dele como profissional e para atender a demanda que vem da sociedade. E também para o fortalecimento do diálogo democrático com saberes diversos”, afirma a professora.