Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unidades da Unifesspa ganham melhorias com serviços de revitalizações e manutenção de espaços

  • Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 09h29
  • Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 14h53
  • Acessos: 1566

A Secretaria de Infraestrutura da Unifesspa, por meio da Divisão de Serviços de Engenharia e Manutenção (Disem), tem coordenado diversas ações de melhorias nos espaços da Instituição, no intuito de trazer mais comodidade e segurança à comunidade universitária. Nesta reportagem apresentamos as principais ações realizadas nos primeiros meses deste ano.  

Os trabalhos ocorrem nas diferentes unidades da Instituição, como explica o titular da Disem, o Engº. Eletricista Dhonny Lima. “Essas ações de manutenção, instalações de equipamentos laboratoriais e revitalização das estruturas prediais e urbanas são de extrema importância para melhoria das condições de infraestrutura dos ambientes de pesquisa, ensino e aprendizado dentro da Unifesspa. Como engenheiro, entendo que esta é a missão básica da engenharia dentro da Universidade’, afirma.

Dhonny aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipe da Disem por todo o esforço, empenho e excelente trabalho que vem desenvolvendo, dado as limitações orçamentárias e de pessoal. “Esperamos ter condições orçamentárias para manter suas ações dentro da Unifesspa, dado os cortes penosos e sofridos a qual a Unifesspa vem sendo submetida, fato que atinge diretamente as ações de infraestrutura da nossa Universidade, mesmo sendo tão nova e carente das mesmas”.

rio tauriaLimpeza e manutenção do acesso para entrada da área experimental do IEDAR e do Rio Tauarizinho - A unidade III do Campus Marabá conta com a importante paisagem do Rio Tauarizinho, que se encontrava sem acesso devido ao inverno Amazônico rigoroso que a região passou em 2022.

Em uma parceria conjunta entre Disem e Diserv foi realizado a limpeza e manutenção de todo acesso que vai desde próximo do bloco central, passando pela área experimental do IEDAR até a beira do rio, melhorando assim a trafegabilidade do local e permitindo o acesso da comunidade acadêmico para desenvolvimento das atividades de pesquisa e ensino no local.

escadas

 

Adequação das escadas  – Também foram realizadas ações de melhorias nas escadas dos prédios da Unifesspa Campus Marabá, visando garantir mais segurança aos usuários. Nesta ação, foram aplicadas fitas antiderrapante pretas em todas as escadas dos prédios das unidades I, II e III.  A aplicação dessas fitas é medida fundamental para evitar o risco de acidentes, como quedas ou escorregões.

 

 

 

auditorio ich

 

Revitalização bloco do Auditório/ICH da unidade I – O bloco de auditório da Unidade I, em Marabá. O trabalho incluiu pinturas das paredes internas e externas, revisões e reparo das instalações elétricas, substituição do piso cerâmico e do forro no auditório, melhoria da climatização com a instalação de quatro novas unidades de Centrais de ar no auditório, revitalização das salas de aula e retrofit das centrais de ar. A área total revitalizada foi de 800 m². 

 

 

energia bloco lab

 

Expansão e implementação da rede de iluminação do novo Bloco de Laboratórios da Unidade III - Com apoio da Divisão de Serviços Gerais (Diserv) e da Divisão de Obras e Projetos (Diop), a Disem projetou e implementou a expansão da Rede Elétrica de Média Tensão para alimentação principal do prédio do Bloco de Laboratório da cidade Universitária. A ação foi realizada sem danos ao meio ambiente e também adicionou iluminação pública no entorno do bloco de Central da referida Unidade.

DSC 0551

 

 

Revitalização de portas, cabines, plataformas e elevadores - As plataformas e elevadores de todas as Unidades do Campus Marabá passaram por revitalização. Essas estruturas apresentavam sinais de deterioração devido ao tempo de uso e em virtude de corrosão galvânica. A ação incluiu pinturas das cabines, revisões e reparo das instalações elétricas e mecânicas. No total, foram revitalizados 02 elevadores e 06 plataformas elevatórias. As plataformas e elevadores são importantes equipamentos na Infraestrutura da Unifesspa que ajudam a manter a acessibilidade dos prédios institucionais.

 

 

 

telhado unidade 2Revitalização do telhado do prédio da biblioteca da Unidade II – Além de outras melhorias, a ação mais importante foi no telhado que vai sanar um problema existente há muito tempo. Com o retrofit através das telhas de onduladas de fibrocimento de 6 mm2, ponto este que já prepara o telhado para recebimento futuro de uma usina de energia solar, contribuindo assim para o aumento do parque solar da Unifesspa e com o crescimento sustentável da região.

As telhas de fibrocimento têm como vantagens: são mais resistentes e leves, têm maiores dimensões, sendo necessário menos quantidade para cobrir um telhado. Sua instalação é mais prática e rápida, assim como sua limpeza e manutenção, possuem ainda excelente isolamento térmico, são resistentes a atmosferas agressivas e a corrosão por efeito do tempo, têm um alto desempenho acústica, podem ser instaladas em cobertura de pouca inclinação e em estruturas mais simplificadas.

 


campus santanaManutenções e melhorias do Campus Santana do Araguaia – O prédio do IEA ganhou revitalização das paredes internas e da fachada da unidade 1 do referido Campus, reparo do piso tátil, instalação de armários e quadro em salas de aula, troca de algumas luminárias internas e externa e demarcação do estacionamento de moto e carro, bem como a de vaga de PCDs e Idosos, manutenção preventiva e corretiva em geral, além da projeção e instalação de equipamentos de laboratório. Essas benfeitorias vão ajudar na acessibilidade e tornam mais robusta a infraestrutura e os laboratórios da Unifesspa, proporcionando melhores condições ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão no Campus.

extintotes

 

 

Habite-se da Cidade Universitária – Unidade III de Marabá e da Unidade I do Campus de Xinguara: Depois de um rigoroso e árduo trabalho técnico, com projetos, implantação de extintores, iluminação de emergência, sinalização de combate a incêndio, instalações de hidrantes automatizados,  a Sinfra/Disem com apoio da Diop, operacionalizou junto ao 5° Grupamento do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Pará os Certificados de Licenciamento das referidas Unidades, mostrando assim o quanto a Unifesspa honra a legislação e a segurança da comunidade acadêmica. 

 

 

Fim do conteúdo da página