Primeiro mutirão de testagem na Unifesspa mostra baixo índice de casos positivos para Covid-19

• Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 17h00
  • Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2022, 17h33

IMG 6504Estudantes, professores, técnicos administrativos e trabalhadores terceirizados da Unifesspa comparecem, na manhã desta sexta-feira (1), ao mutirão de testagem rápida para Covid-19, realizado no hall de entrada do Bloco Central da Unidade 3, em Marabá. O objetivo da ação, coordenada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), é auxiliar na prevenção de casos da doença no âmbito da universidade. A novidade é que mesmo pessoas sem sintomas gripais puderam acessar o serviço.

Organizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Marabá, o mutirão de testagens acontece após o recente retorno da comunidade universitária às atividades acadêmicas presenciais, ocasião em que a instituição volta a registrar grande fluxo de pessoas, entre alunos, servidores e terceirizados em suas dependências físicas, retomando a rotina de vivência universitária segundo os critérios estabelecidos pelo Protocolo de Biossegurança.

No total, foram realizados 56 testes rápidos do estilo swab nasal e apenas um foi confirmado para Covid-19. "Tivemos uma boa participação da comunidade acadêmica, com uma adesão importante dos nossos alunos, muitos deles que tiveram acesso a esse serviço pela primeira vez. Agora, os resultados serão avaliados pela equipe de monitoramento, a CEC, mas os primeiros dados já nos apontam para o êxito das nossas medidas de segurança no enfrentamento dessa pandemia", destaca a chefe da Divisão de Saúde e Qualidade Vida (DSQV/Progep), Sheila Freire.

Ieda Mano, acadêmica do curso Letras - Língua Portuguesa, conta que essa foi primeira que se submeteu a um teste para detecção da Covid-19. Apesar da apreensão, ela garante que tudo transcorreu bem. “O teste foi bem tranquilo. Fiquei com medo, mas foi bem tranquilo. Agora é aguardar o resultado”, afirmou.

IMG 6733Para a estudante, a iniciativa da universidade oportuniza mais segurança à comunidade e também amplia o acesso a testagem. “Eu achei muito importante, porque às vezes não temos a oportunidade de ir no postinho de saúde, às vezes demora muito ou falta o teste. Então a universidade disponibilizá-los é interessante para os alunos”.

Retorno do período regular – Desde o último dia 7 de março, a Unifesspa vive uma nova fase da retomada de atividades presenciais, em que recebe a maior parte do alunado de cursos do período extensivo (regular). O retorno está pautado nas normativas aprovadas pelos Conselhos Universitários, entre elas a Resolução 581/2021 Consepe/Unifesspa.

Em sua mais recente atualização, essa resolução prevê atendimento domiciliar aos discentes com comorbidades, por exemplo. A Instituição tem atuado para proteger a saúde de toda a comunidade acadêmica e ressalta a necessidade que todos cumpram integralmente os protocolos de biossegurança.

Monitoramento - Com o retorno das atividades presenciais dos cursos extensivos, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e Comissão de Enfrentamento à Covid-19 (CEC) estão monitorando os casos de Covid-19 da Unifesspa a cada 15 dias. Essa ação tem como objetivo ter o conhecimento da situação epidemiológica na Instituição, para subsidiar as ações e decisões adequadas da administração superior sobre as atividades acadêmicas. Os primeiros números podem ser conferidos aqui.