IEDAR faz cerimônia para colação de grau de turma de Agronomia

• Publicado: Sexta, 11 de Março de 2022, 15h20
  • Última atualização em Segunda, 14 de Março de 2022, 11h37

colação de grau agronomia 2016No último dia 08, ocorreu no Auditório Central da Unidade III da Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a cerimônia de colação de grau da turma de Bacharelado em Agronomia 2016, do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR). Para a mesa de honra, a cerimônia teve a participação do Pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), Prof. Dr. Denílson Da Silva Costa representando o Reitor da Unifesspa, o Prof. Dr. Daniel Nogueira da Silva, Diretor Geral do IEDAR, o Prof. Dr. Jefferson Rodrigues Gandra, Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCAM). A paraninfa da turma foi a Profa. Ma. Simone Silva Nogueira e o patrono foi o Prof. Dr. José Anchieta de Araújo.

Os formandos da cerimônia são:

Mayara Cunha Andrade

Luelma Vieira Montel

Adonay Costa Ericeira

Leone Cezar Rocha Neves

Nailson da Silva Alves

Juciene da Silva de Souza

Luigy Renan Nascimento Raiol

A oradora da turma Mayara fez o seu discurso tratando a trajetória acadêmica usando uma flor com espinhos como metáfora “o desafio de construir uma graduação em um período de pandemia e todos os efeitos que isso causa, não só na vida social mas também emocional  precisa ser reconhecido pela universidade, precisa reconhecer os limites emocionais que os estudantes enfrentam enquanto estão construindo essa trajetória”, apontou. Para Mayara, esses problemas são como os espinhos, que se agravaram no período pandêmico, as flores, apontada por ela, seria a relação com os colegas e professoras que impactam muito na passagem pela universidade. Ela diz que se sente feliz e realizada após a conclusão do curso “sentimento é de dever cumprido e que para o futuro eu dependo apenas de mim mesma. De gratidão por toda a equipe da Unifesspa docentes, técnicos e apoio. Como bem colocado pelo Daniel, fica agora o sentimento de esperança. Por mim, pela conquista minha e de meus colegas e de esperança e confiança no futuro”, disse ela.

colação agronomia 2016Jefferson, diretor do curso, em sua fala ressaltou a importância para o município e região do Sudeste do Pará ter esses sete novos engenheiros agrônomos, “apesar desse período da pandemia ter dificultado as atividades por causa do ensino remoto, a faculdade se sente feliz em poder devolver para a sociedade esses sete profissionais qualificados”, disse ele.

A paraninfa da turma Profa. Simone Nogueira fez uma fala sobre a importância da conquista, dada as cincunstâncias vividas no último ano. “Graças a vacina, nesse contexto de pandemia, conseguimos formá-los e isso coroa a gente como Universidade, o nosso papel mesmo no cenário tão difícil”, disse a professora. O Prof. José Anchieta, patrono da turma, fez uma fala de agradecimento e reafirmou a glória que os formandos conquistaram.

O discurso do diretor do instituto, Prof. Daniel, dialogou diretamente com o discurso da oradora da turma sobre carregar as dores e tristezas desse período que foi bem difícil deu uma fala de esperança, “apesar de carregarmos marcas, dores, cicatrizes desse momento muito difícil nada disso não nos define porque nós somos mais do que essas marcas e se tem algo que a universidade pode possibilitar é a esperança de que mesmo em dias tão difíceis como os que nós vivemos é possível acreditar em um futuro melhor. A Universidade é essa chave de esperança, apesar as dores e dificuldades desse tempo”, disse o professor.

Agronomia na Unifesspa

A Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM) está lotada juntamente com a Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) no Instituto de Estudo em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR), e funciona na Unidade III da UNIFESSPA no Campus de Marabá-PA. Já formaram 15 turmas em Agronomia desde que a Unifesspa era o campus da Universidade Federal Pará (UFPA). A condução e implementação das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Curso seguem as diretrizes do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e são executadas de forma democrática pela comunidade acadêmica (servidores, docentes, técnicos e discentes).O Curso de Ciências Agrárias da Unifesspa é oferecido também no município de Canaã dos Carajás, através de uma parceria firmada entre o município e a instituição.colação agronomia 2016

O que é o curso de Agronomia?

O curso de Agronomia tem como objetivo formar Engenheiros Agrônomos com uma sólida base técnico-científica, com capacidade de analisar e agir de maneira crítica sobre a realidade na qual trabalha, e comprometido com o desenvolvimento sustentável da região amazônica nas suas dimensões sociais, econômicas, ambientais e culturais. O referido curso de Agronomia deverá formar quadros competentes para a atuação na produção do conhecimento técnico-científico e/ou no desenvolvimento rural, tornando preferencialmente a região como lócus para a acumulação científica gerada pela interação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

História da Agronomia

Agronomia, derivado do grego “Agros” e “nomos”, que significa campo e manejo, estuda os problemas físicos, químicos e biológicos causados pela prática da agricultura. Foi oficializada em 1848 quando fundado o Instituto Nacional Agronômico de Versailles na França. No entanto, a primeira escola de agronomia (Moglin) foi criada em 1802, na Alemanha. No Brasil, a primeira escola de agronomia foi estabelecida em São Bento das Lajes, no estado da Bahia, no ano de 1875, seguida pela segunda em Pelotas (RS), no ano de 1883, atualmente integrada à Universidade Federal de Pelotas. Apesar da existência dessas escolas, a profissão do engenheiro agrônomo foi regulamentada apenas no governo de Getúlio Vargas, em 12 de outubro de 1933. O aumento de engenheiros agrônomos no mercado de trabalho pode estar correlacionado ao constante crescimento do agronegócio na economia brasileira.