Gestão superior e SindUnifesspa reúnem-se para tratar sobre atividades acadêmicas presenciais

• Publicado: Quarta, 09 de Março de 2022, 15h01
  • Última atualização em Quinta, 10 de Março de 2022, 17h41

O Sindicato de Docentes (SindUnifesspa) e a gestão superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) reuniram-se no dia no dia 21 de fevereiro para discutir sobre o retorno das aulas presenciais. Após muito diálogo, os representantes da categoria docente fizeram as seguintes proposições, por meio de ofício: que as aulas no mês de março sejam remotas como meio de prevenção ao contágio do covid-19; que no mês de abril sejam realizadas aulas híbridas, e que seja feita avaliação sobre a evolução de vacinação no Estado do Pará e realizar testagem em massa para a comunidade universitária. Também propôs que sejam atendidas garantidas de transporte e alimentação com biossegurança, evitando aglomerações; O terceiro e último ponto proposto é que após a avaliação de testes realizados, a Unifesspa se reúna com novamente com a comunidade acadêmica para analisar os dados e avaliar a possibilidade de retorno presencial.

De acordo com a proposta, após a análise, haveria continuação híbrida ou volta ao remoto, em concordância com as realidades de cada campus. “Diante   destas   deliberações da categoria, viemos requerer que tais providências sejam tomadas pela Administração Superior, mediante consulta ao Consepe”, finaliza o documento.

Em resposta a proposta do SindUnifesspa, a reitoria informou que a retomada das atividades administravas aconteceu ainda em novembro de maneira gradativa, de acordo com o que foi estabelecida pela Instrução Normativa nº 5, de 26 de outubro de 2021. Para isso, a Unifesspa adotou as seguintes providências: aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras, testes de Covid-19, termômetros para aferição de temperatura, dispensers de álcool em gel, adaptação de bebedouros, cartazes informativos e campanhas nas redes sociais.

Sobre o retorno das atividades acadêmicas, a reitoria informou, ainda, que o primeiro movimento do retorno presencial e foi definido após amplo debate nas reuniões do GT de Atividades de Ensino (criado por meio da Portaria 1467/2021-Reitoria) em junho, julho e agosto de 2021, resultando na elaboração da minuta da Resolução 557/2021 que foi aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), em agosto de 2021.

De acordo com o documento de resposta da reitoria, “a Unifesspa está trabalhando, por intermédio das ações educavas veiculadas pela Assessoria de Comunicação-ASCOM, pela distribuição de EPIs e sinalização nos espaços da Unifesspa, para conscientização da comunidade acadêmica sobre a necessidade de seguirmos todos os protocolos de biossegurança, para que possamos retornar ao presencial em maior escala com segurança.

O Sindicato deve se manifestar sobre a devolutiva da gestão e sobre a pauta junto a categoria nos espaços próprios de deliberação.