Transporte municipal, em Marabá, sofre alterações para atender a comunidade acadêmica no período regular

• Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 16h42
  • Última atualização em Segunda, 07 de Março de 2022, 09h50

Para atender à necessidade de transporte urbano, na retomada das atividades acadêmicas presenciais do período regular, a Unifesspa atuou, junto à Prefeitura de Marabá e à empresa prestadora, para realizar adequações no serviço ofertado. As modificações foram feitas com base nas avaliações do transporte durante o período intensivo (janeiro a março).

Um dos pontos levantados pela empresa foi o quantitativo de pessoas transportadas. No período intervalar, a média de passageiros foi de cerca de 30 usuários sentados, por viagem, número abaixo de capacidade total (em pé e sentados) de um veículo. Esse número deve, naturalmente, aumentar, com o crescimento da demanda correspondente ao número de alunos e servidores que estarão em atividades nas três unidades do campus de Marabá.

A partir do dia 7 de março, serão implementadas, a princípio, as seguintes modificações na rota: seis novos horários de saída dos ônibus, incluindo agora o período noturno; acréscimo de um veículo na frota, que totaliza três ônibus para atendimento da comunidade acadêmica (rota universitária e rota Cidade Jardim).
45Em relação ao bilhete único, que garante o pagamento de apenas uma passagem para aqueles usuários da rota que tenham origem em outras regiões da cidade, a empresa comprometeu-se a implementá-lo ainda neste mês de março, quando os ajustes técnicos para implementação deverão ser concluídos. Na próxima terça-feira (8), está agendada nova reunião entre a Unifesspa e a empresa, para o ajustamento dos detalhes específicos, como locais e documentação para emissão do bilhete.

William Silva, chefe da Divisão de Transportes e Logística, ligada à Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) da Unifesspa, reafirma o compromisso da instituição no acompanhamento do serviço ofertado pela Prefeitura de Marabá. “Continuaremos monitorando e cobrando da Prefeitura a oferta de um serviço de qualidade, que atenda da melhor forma possível nossa comunidade acadêmica. Buscamos negociar com a Prefeitura e com a empresa prestadora de serviço aspectos semelhantes àqueles que a comunidade já estava acostumada com a oferta do transporte com nossos próprios recursos”.

Confira o quadro de horários e os pontos de saída, parada e chegada:

Cópia de SINFRAINFORMA Post para Instagram 1

Histórico

A agenda de negociações atendeu à solicitação da Unifesspa para a Prefeitura de Marabá sobre a urgente e histórica demanda de transporte público de qualidade de que necessita a comunidade universitária para o deslocamento entre suas casas e as três unidades da instituição na cidade.

No período de testes, cerca de quatro reuniões foram realizadas para promover adequações de operação.

A rota universitária iniciou dia 4 de janeiro de 2022. No dia 12 de janeiro, para atender às necessidades imediatas da Unifesspa, já sofreu a primeira alteração: a saída, que ocorria do Núcleo Cidade Nova, passou a ser na Unidade II.

A oferta do serviço de transporte pela própria Unifesspa ficou inviabilizada pelas limitações orçamentárias e por normas legais, que impedem a universidade de adquirir novos ônibus. Nesse sentido, os veículos que faziam o transporte interunidades serão destinados a outras demandas, como pesquisas de campo e viagens.

Auxílio transporte

Além do serviço de transporte, a Unifesspa vem buscando ampliar a oferta de transporte, ofertado desde 2018, com os recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

No período intensivo, todos os alunos que solicitaram foram contemplados com auxílio que cobre o valor da passagem inteira praticado em Marabá. A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) lançará novo edital do Programa de Apoio à Permanência que ofertará como uma das modalidades este auxílio para alunos do período regular.