Docentes da Unifesspa são aprovados em chamada 04/2021 do CNPq

• Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 17h46
  • Última atualização em Segunda, 07 de Março de 2022, 09h51

No dia 09 de fevereiro de 2022 foi divulgado resultado final do edital nº04/2021 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A chamada tinha como objetivo valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento, incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade, selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico. O edital contemplou no final 4 professores da Unifesspa.

O Prof. Dr. Jefferson Rodrigues Gandra foi um dos selecionados, professor adjunto do Instituto de Desenvolvimento Agrário e Regional da Unifesspa, ministra aulas para os curso de Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária. Tem experiência na área de Fisiologia Animal, Produção de Bovinos Leiteiros e de Corte, Nutrição de Ruminantes e Conservação de Forragens. Além disso o professor também trabalha em linhas de pesquisa como: Controle químico e biológico das helmintoses de animais domésticos, Metabolismo Animal e Nutrição de Bovinos e na Nutrição e Produção Animal Sustentável.

Outro docente selecionado foi o prof. Dr. Luis Antônio Contatori Romano, docente associado na Unifesspa desde 2006, atua na área dos Estudos Literários ministrando disciplinas de Teoria Literária, Literatura de Viagens, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. O professor trabalha com as linhas de pesquisa: Literatura de Viagens e Literatura e Psicanálise. Um de seus mais atuais projetos de pesquisa é o projeto “Estudo comparado entre as revistas Travel in Brazil, Panorama e Atlântico, nas edições entre 1941 a 1945: a expressão das tensões entre autores e as políticas para o turismo e a cultura durante o Estado Novo brasileiro e o português”.

Também selecionado, o prof. Dr. Rodrigo Do Monte Gester atua no Institudo de Ciências Exatas (ICE), na Faculdade de Física (FAFIS). Sua especialidade está no uso de Teoria Quântica de Muitos Corpos e Simulação Computacional, com ênfase no estudo de efeitos do solvente sobre propriedades estruturais (vibracionais e magnéticas nucleares), reatividade, e parâmetros ópticos lineares e não lineares de sistemas moleculares de interesse químico e biológico. Tendo também interesse no transporte eletrônico em sistemas nano estruturados. E atua desenvolvendo componentes eletrônicos essenciais, como diodos retificadores e transistores de efeito de campo, utilizando a Teoria do Funcional da Densidade associado à Funções de Green Fora do Equilíbrio.

E temos também o prof. Dr. Tarciso Silva de Andrade Filho. Docente na Faculdade de Física (FAFIS) da Unifesspa, possui 5 artigos em revistas internacionais aplicadas na área de simulação computacional de sistemas moleculares e cristalinos. É orientador de iniciação científica e coordena projeto na área de simulação computacional de sistemas nanométricos peptídicos e de argilas da região sul do Pará. Suas áreas de interesse são simulação computacional de materiais biológicos nano estruturados relevantes e silicatos.