Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dia Internacional da Mulher: Unifesspa apresenta relatos de mulheres da comunidade que ajudam a moldar um mundo com mais equidade

  • Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 11h39
  • Última atualização em Segunda, 07 de Março de 2022, 09h52
  • Acessos: 894

IMG 8387O Dia Internacional da Mulher tem raízes históricas profundas. Longe de ser apenas uma data para render homenagens às mulheres, o dia 8 de março é marcado desde o início do século 20 como um dia de luta pela igualdade de gênero. Inúmeras mulheres sofreram e fizeram história para que as conquistas de hoje fossem possíveis e muitas outras ainda seguem na luta para construir, dia após dia, um futuro melhor e mais igualitário.

Inspirada pelas mulheres de hoje, da nossa comunidade, que fazem do agora a oportunidade de lutar por um lugar de igualdade e respeito, a Divisão de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da Unifesspa (DSQV/Progep) apresenta a série de vídeos-depoimentos “Mulheres de luta”. 

Durante todo o mês de março, serão divulgados vídeos com depoimentos de mulheres do nosso tempo, da nossa comunidade e entorno, que são inspiração e exemplo para muitas outras mulheres. Cada uma com sua história de luta, seu jeito de ser e de agir, ajudam a moldar o mundo em que vivemos e a transformá-lo em um lugar melhor.

O primeiro vídeo será lançado no dia da mulher, 8 de março, às 19h, no canal da Unifesspa no Youtube, e traz o depoimento de Concita Sompré, liderança indígena da etnia Gavião Kyikatêjê, a primeira a concluir uma pós-graduação na Unifesspa. Concita fala dos desafios de ser mulher, indígena e pesquisadora; relembra a luta de suas ancestrais e fala também de conquistas e de esperança.

Concita 2Ainda na noite de lançamento, pelo canal da Unifesspa no Youtube, a psicóloga da DSQV/Progep, Poliana Ferreira, recebe mulheres da comunidade interna e externa para contarem também sobre suas trajetórias de vida e promoverem reflexões sobre o papel da mulher na luta por mais espaços como as universidades e a política.

As mulheres da comunidade acadêmica e comunidade externa podem continuar colaborando com esta ação da Progep/Unifesspa, enviando depoimentos em vídeos de outras mulheres do nosso tempo, que atuam em prol da luta das mulheres por conquistas políticas e sociais. Para participar, basta enviar o vídeo ou sugestão para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . A cada semana de março, um novo vídeo será divulgado, sempre às terças-feiras, nos canais oficiais.

Origem do dia da mulher

O Dia Internacional da Mulher tem origem nos movimentos operários de mulheres que protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos, numa época em que as jornadas de trabalho poderiam chegar a 16 horas semanais, inclusive com trabalho aos domingos. Por toda a Europa, crescia a manifestação de mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

No entanto, dois acontecimentos históricos merecem ser destacados: a marcha de mais de 90 mil mulheres na Rússia, que foram às ruas em 8 de março de 1917 para protestar contra a fome e a guerra e o trágico incêndio numa fábrica, em Nova York, que resultou na morte de 125 mulheres operárias, entre 13 e 23 anos, em março de 1911. Só em 1975, seis décadas mais tarde, a data foi reconhecida e oficializada pela Organização das Nações Unidas para destacar conquistas políticas e sociais das mulheres. Neste 8 de março, a Unifesspa se une a milhares de mulheres em todo o mundo em mais um dia de luta e conscientização para combater as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

Fim do conteúdo da página