Após ligeira retração, inflação em Marabá volta a subir puxada por itens de alimentação e materiais escolares

• Publicado: Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 09h23
  • Última atualização em Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 20h20

inflacao mab janeiroDepois de uma ligeira retração em dezembro, Marabá registrou no primeiro mês deste ano uma inflação de quase meio porcento (0,47%), de acordo com dados do Laboratório de Inflação e Custo de Vida de Marabá (Lainc) da Unifesspa. O índice se assemelha ao registrado pelo IPCA-BR, indicador da variação de preços ao consumidor, que fechou em 0,54%.

As despesas com maior aumento de preço são do grupo de Educação, com variação mensal de 8,13%. Porém, por possuir o maior peso na cesta de consumo, o grupo com maior impacto no resultado foi Alimentação e Bebidas, com a variação de 1,37%.

O boletim destaca que janeiro é mês em que as aulas nas escolas municipais e estaduais estão retornando e, com isso, ocorreu aumento na demanda de consumo de artigos escolares, condição que pressionou os preços locais, elevando a inflação para esses itens.

Entre os itens “vilões” da inflação, destacam-se o aluguel residencial, com um aumento significativo, variando de R$ 639,90 para R$ 740,90; e os itens “Caderno” e “Fotocopia”, do grupo de Educação.

O relatório do pesquisadores do Lainc finaliza ressaltando que a inflação é um fator nada favorável ao crescimento econômico, e muito menos para a qualidade de vida dos brasileiros, porque ao depreciar a renda, em especial de assalariados e dos que integram a população de baixa renda, subtrai o direito de escolher e garantir o acesso aos meios materiais para subsistência e reprodução familiar, ainda que por outro lado, beneficia aqueles que vivem da especulação.

cbcf janeiro laincCusto da cesta básica – Juntamente com o Índice de Preços ao Consumidor de Marabá (IPC/Mab), o Lainc divulgou o custo da Cesta Básica de Consumo Familiar (CBCF) em Marabá para o mês de janeiro de 2022.

De acordo com os dados, a cesta básica fechou janeiro em R$ 1.533, apresentado uma diminuição de R$ 16,83 em relação ao mês anterior. Já em comparação ao mesmo período de 2021, houve um aumento de 14,63%. Em termos comparativos com aos auxílios governamentais, só esse aumento de um ano para o outro, representa quase metade do Auxílio Brasil (R$ 400,00).

Os grupos de despesa que mais se destacaram dentre os doze que compõem a CBCF, foram: “Despesas Gerais”, “Serviços”, “Carnes” e “Hortifrúti e Granjeiro”. O grupo de “Despesas Gerais” continua apresentando a maior participação em relação ao total dos gastos, sendo responsável, em janeiro, por “29,40%” do custo da cesta, comprometendo R$450,79 do orçamento familiar, o que corresponde, aproximadamente, a 40% do salário mínimo líquido.

Ainda segundo os pesquisadores, atualmente a CBCF está 26,49% acima do valor do salário mínimo, revelando que uma parcela significativa das famílias residentes de Marabá teria de complementar a renda familiar com R$ 412,28 para adquirir a totalidade dos itens da “Cesta Básica de Consumo Familiar” de Marabá em termos nominais.

Boletim do Índice de Preços ao Consumidor de Marabá (IPC/MAB) - Janeiro/2022

Boletim do Cesta Básica de Consumo Familiar (CBCF) - Janeiro/2022

Metodologia - O IPC/Marabá está desenhado no sentido de revelar o comportamento dos preços de uma cesta de consumo com 151 itens reunidos em 9 grupos de despesas, conforme metodologia do IBGE, dado o convênio com a FAPESPA/Governo do Pará, que leva em conta as famílias com rendimento nominal na faixa de 1(um) até 5(cinco) salários mínimos.