Passo a passo: Saiba como se inscrever no SiSU 2022 para concorrer a vagas no ensino superior

• Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 16h26
  • Última atualização em Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 16h41

tela sisu 2022Nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro, o Ministério de Educação (MEC) abre as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas em cursos de graduação em todo o país.

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apenas o estudante que participou do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021), obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro.

Como funciona – Para se inscrever no Sisu e concorrer às vagas não há pagamento de taxas e somente. As inscrições devem ser realizadas no site sisu.mec.gov.br, no período de 15 a 18 de fevereiro, segundo o cronograma do MEC. O candidato escolhe até duas opções de curso. É possível alterar suas opções durante as inscrições.

Dentro da plataforma é possível encontrar as universidades inscritas no sistema e seus respectivos cursos, com o número de vagas a serem ofertadas. Elas são distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). Como política de ações afirmativas, algumas instituições de ensino superior oferecem vagas reservadas aos candidatos que se enquadram naquele tipo de cota. Outras adotam bônus na nota do candidato.

Alguns cursos podem adotar pesos diferentes para cada disciplina. Por exemplo, um curso de física pode dar mais peso à nota de Ciências da Natureza. Outras universidades podem estabelecer uma média mínima e uma nota mínima em uma disciplina para que um candidato conquiste a vaga. Um curso de medicina, por exemplo pode exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos.

A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. Por exemplo, se o curso de Jornalismo oferece 40 vagas e o candidato que ocupa o 40ª lugar tem 650 pontos, esses 650 pontos são a nota de corte daquele curso oferecido por aquela universidade. As notas de corte são divulgadas diariamente, a partir do segundo dia, e não garantem a vaga, só dão um demonstrativo de como está a disputa pelo curso.

passo a passo susuPasso a passo - Para se inscrever, o candidato deve acessar o site sisu.mec.gov.br e fazer o login com a conta do GOV.BR para fazer o cadastro. A primeira coisa a fazer é confirmar os dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização, você está pronto para começar sua inscrição.

Na tela "Minha inscrição" o estudante pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que ele vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção". É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. No resultado da busca o candidato conhece os cursos pesquisados. Para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis basta clicar no nome do curso.

Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer e clique em "Escolher esta modalidade" para continuar. Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.

Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela "Minha inscrição" e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições.

Vagas na Unifesspa - Nesta edição, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) irá ofertar 1375 vagas para 40 cursos de graduação, distribuídos em cinco campis: Marabá, Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia e Xinguara. Clique aqui e confira o edital com os cursos, turnos, vagas, os pesos e as notas mínimas estabelecidas pelos cursos, a documentação básica para a realização da habilitação, entre outros.

Resultados - O resultado da chamada regular está previsto para ser divulgado no dia 22 de fevereiro. De 23 de fevereiro a 8 de março, serão feitas as matrículas. Ainda de acordo com o cronograma, os candidatos terão prazo de 22 de fevereiro a 8 de março para manifestar interesse em participar da lista de espera. A partir de 10 de março ocorre a convocação dos selecionados por meio dessa lista.

Em casos de dúvidas, acesse: https://sisu.mec.gov.br/#/#duvidas