IEDAR realiza a colação de grau extraordinária de dois alunos de agronomia

• Publicado: Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 16h28
  • Última atualização em Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 11h38

Ocorreu no dia 01 de fevereiro a realização da Cerimônia de Colação de Grau Extraordinária do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) do curso de Agronomia. A cerimônia teve a participação dos formandos Damião Ailson da Silva Lima e Gabriel Pereira Silva, além do prof. Dr. Jefferson Rodrigues Gandra, diretor da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM), o prof. Dr. José Anchieta de Araujo, vice-diretor da FCAM e o prof. Dr. Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo. Presidiu a colação o prof. Dr. Daniel Nogueira Silva, representando o reitor, prof. Dr. Francisco Ribeiro da Costa.

Colaçao de grau IEDAR 2022 4

Colaçao de grau IEDAR 2022 3Os formandos do curso de Agronomia são, respectivamente, das turmas de 2017 e 2016. A Colação de Grau Extraordinária é uma cerimônia que pode ocorrer em caráter excepcional, desde que o(s) aluno(s) declare o motivo que o impossibilita de participar da colação de grau ordinária. A outorga em data especial deverá ser solicitada com a autorização da faculdade, instituto e CRCA. Assim, ela ocorre na unidade acadêmica na presença do diretor, ou seu representante e dois professores, no mínimo.

No caso dos formandos de Agronomia, Damião explica, “Solicitei a colação de grau extraordinária por ter sido aprovado em um programa de mestrado na Universidade Federal de Lavras. Como era um sonho fazer essa pós-graduação, tentei junto com a minha faculdade/instituto essa antecipação”. Já Gabriel, conta que por conta de uma boa oportunidade de trabalho, precisava dar entrada na sua carteirinha do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e para isso é necessário o Diploma/Certificado de Conclusão.

A cerimônia dos discentes pode ser feita de forma presencial no IEDAR, e foi motivo de gratidão por parte dos formandos. Damião conta que “Foi uma sensação extraordinária, estava morrendo de saudade daquele lugar e dos meus amigos, os quais infelizmente não puderam estar comigo na cerimônia. Fiquei emocionado, pois lembrei do dia em que cheguei no campus como um calouro com tão pouco conhecimento acadêmico e sai de lá com muito aprendizado e gratidão.” Gabriel também conta que a sensação de poder realizar a outorga presencialmente foi maravilhosa, “Sensação maravilhosa, poder rever os professores que não víamos nesse período, é como reviver bons momentos que passamos durantes as aulas (quando eram presenciais).”

Agora que estão devidamente formados Damião e Gabriel compartilham seus próximos passos. Damião conta, “Pretendo me dedicar ao mestrado, quem sabe fazer um doutorado, pois tenho intenção de seguir carreira de docência, que apesar de estar tão fragilizada pelo nosso atual cenário político, é uma coisa que faço com amor, pois já trabalho com isso e pretendo crescer como professor na área que escolhi para mim.” Gabriel também pretende se especializar e melhorar seus conhecimentos na área de trabalho escolhida “O negócio é nunca parar de estudar, isso que pretendo fazer”.