#JaneiroBranco: Projetos e ações buscam atender a demandas de discentes e debatem sobre saúde mental

• Publicado: Segunda, 31 de Janeiro de 2022, 18h01
  • Última atualização em Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 06h33

O mês de Janeiro caracteriza-se como um mês em que as pessoas se propõem a olhar mais internamente para suas vidas e, com isso, estabelecem metas que planejam alcançar no decorrer do ano. Pensando nisso, psicólogos de Uberlândia decidiram dar início ao “Janeiro Branco”, em 2014, com o objetivo de conscientizar e promover debates sobre o bem-estar físico e mental. Com o auxílio das redes sociais, o movimento começou a ter mais força e alcance a partir do ano de 2016 e hoje já influencia diversos debates e discussões a cerca do tema no primeiro mês do ano. Na Unifesspa, o Departamento de Apoio Psicossociopedagógico (DAPSI) oferece apoio psicopedagógico e social aos discentes, tem o objetivo de otimizar a aprendizagem, a socialização e o protagonismo dos alunos em sua caminhada acadêmica.

A DAPSI trabalha pontualmente nos grupos operativos questões relacionadas à saúde mental, como  a ansiedade e suas implicações na vida acadêmica. “Esse é um grupo que faz parte da rotina do departamento, já atendemos diversos discentes através dele”, afirma Ana Paula, coordenadora da DAPSI. Outra ação que contribui é o atendimento individual ao discente, através de uma escuta da equipe interdisciplinar. A partir dessa escuta, são feitas orientações, aconselhamentos e encaminhamentos para o atendimento clínico, tanto interno à Unifesspa, através da parceria com o Geapsi, tanto externo, para a rede pública de saúde mental.

Janeiro_branco.jpeg

O Grupo de Estudos e Atendimentos Psicanalíticos em Marabá (GEAPsi-Mab), projeto de ensino coordenado pela professora Katerine Sonoda, é um desdobramento do Programa de Atendimento Psicológico Estudantil, cadastrado e financiado pela PROEG/UNIFESSPA. O projeto consiste em um grupo de estudos teóricos permanente que oferece atendimentos psicanalíticos supervisionados para a comunidade interna e, eventualmente, externa da Unifesspa. O projeto está diretamente relacionado ao Núcleo de Estudos em Psicanálise da Faculdade de Psicologia da Unifesspa e às disciplinas clínicas da Matriz Curricular de Psicologia. Outro projeto de Extensão que está em andamento é o Atendimento psicológico emergencial e regular para discentes da Unifesspa durante a pandemia da Covid-19.

Outro projeto, mais direcionado para a sociedade externa da universidade, foi o Circula, palavra! Com o objetivo de oferecer apoio psicológico emergencial para trabalhadores da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, em todos os níveis de atenção, por um período inicial de dois meses, podendo ser renovado, ou enquanto durar a pandemia da Covid-19. “Não foi um projeto que oferece acompanhamento psicológico, mas sim um serviço de escuta psicológica qualificada, direcionado para os efeitos e enfrentamentos da pandemia, objetivando fortalecer a saúde mental dos/as trabalhadoras/es de saúde e favorecer a superação de condições adversas nas relações de trabalho e na produção de cuidado em saúde”, informa a coordenadora.

A Unifesspa reforça que possui departamentos que buscam atender as demandas de discentes, docentes e servidores a partir de diálogos. Discutir meios e formas de cuidar e manter uma boa saúde mental é essencial para que a universidade seja um local de bom convívio para toda a comunidade acadêmica.