Xinguara: Egresso da primeira turma do curso de História obtém o título de Mestre

• Publicado: Sexta, 28 de Janeiro de 2022, 12h07
  • Última atualização em Segunda, 31 de Janeiro de 2022, 14h18

defesa mestrado oziel ietuEm mais uma firme demonstração da importância da Pós-Graduação no interior da Amazônia, como forma de fixar profissionais qualificados na região, a Faculdade de História (FHT) e o Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) da Unifesspa, Campus de Xinguara, celebram a conclusão do curso de Mestrado do egresso Oziel Washington David Moreira, da primeira turma do curso de História.

O feito ocorreu no último dia 26 de janeiro, quando o estudante defendeu sua dissertação no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), também da Unifesspa. Oziel foi orientado pelo Prof. Dr. Eduardo Salgueiro, historiador e diretor-geral do IETU, tendo presidido a arguição da banca, composta ainda pelas Professoras doutoras Idelma Santiago, docente da Unifesspa, e Tania Regina de Luca, da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Segundo o Professor Eduardo Salgueiro, “a defesa de dissertação do, agora Mestre em História, Oziel Washington, é muito significativa não apenas no nível do indivíduo, isto é, sua trajetória que já se apresenta bastante vitoriosa, mas também no âmbito da coletividade. A implantação da Unifesspa, no Sul e Sudeste do Pará, tem exatamente a missão de promover a transformação social e a universalização do conhecimento. Nesse sentido, ele não apenas foi aluno da primeira turma de graduação do Campus de Xinguara, mas também acaba de encerrar seu ciclo no mestrado em História do Campus de Marabá, tendo sido, igualmente, discente da turma que inaugurou as atividades daquele Programa de Pós-Graduação e isso é emblemático”.

Oziel Moreira, que iniciou sua graduação em 2014 junto ao curso de Licenciatura em História, inaugurado naquele mesmo ano, torna-se, assim, o primeiro egresso do Campus de Xinguara a concluir um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu. Entre as oportunidades oferecidas pela Unifesspa que o então graduando havia aproveitado, constam as bolsas de Monitoria junto à disciplina “Formação dos Estados Nacionais”, à época ministrada pela Professora Dra. Anna Carolina de Abreu Coelho, o projeto de Extensão intitulado “Inclusão étnico-racial: percurso interdisciplinar entre a História e a Arte (música e literatura) na educação básica e na universidade”, desenvolvido pela Coordenadora Administrativa do IETU, Eliane Miranda Machado, além de Oziel ter sido bolsista da Biblioteca do IETU.

Para o Diretor da FHT, Prof. Dr. André Furtado, “trata-se de uma conquista que revela a importância da Faculdade de História do Instituto de Estudos do Trópico Úmido e o vigor do curso de Licenciatura, que caminha para a primeira década de sua existência com vários egressos já concursados, inseridos na rede de Ensino, pública e privada, em instituições de salvaguarda documental e, tal como o estudante Oziel Washington David Moreira, primeiro a conquistar o título de Mestre, em programas de pós-graduação, tanto no PPGHIST, de Marabá, quando no Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), de Xinguara”.

estudante oziel Pesquisa - O trabalho de Oziel Moreira, intitulado “O periódico feminista Fêmea (1992-2014): uma produção do Centro Feminista de Estudos e Assessoria – CFEMEA”, analisou o jornal em destaque buscando investigar as organizações de mulheres a respeito das tramitações legislativas que ocorriam no Congresso Nacional e que poderiam afetar seus direitos.

Assim, ao pesquisar o impacto do jornal e do CFEMEA, o estudo se ancorou em pesquisas que têm avaliado a chamada imprensa alternativa, com o objetivo de revelar o papel desempenhado por esses meios de comunicação e de associação que haviam dado fundamento ao processo de redemocratização do Brasil. Durante o período do mestrado, Oziel foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), circunstância que revela, uma vez mais, a importância dos financiamentos para a realização de pesquisas na universidade.

Para o estudante, concluir o mestrado foi uma conquista que eu considerava muito distante da minha realidade. “Durante todo o período da graduação eu fui bolsista, então uma pós-graduação estava fora das minhas possibilidades. Foi um sentimento de alegria quando eu vi meu nome na lista de aprovados para a primeira turma do PPGHIST. As aulas, os debates em sala eram muito gratificantes”.

Apesar de dificuldades durante o processo de escrita da dissertação, Oziel revela o sentimento de felicidade com mais essa conquista. “Pensei em desistir algumas vezes devido a bloqueios que tive. Eu ficava nervoso, ansioso, e pensava se tanto esforço valia a pena ou se não seria melhor seguir uma direção oposta à universidade. Hoje, com a dissertação defendida e olhando para o percurso iniciado ainda na graduação, eu sei que fiz o certo em escolher continuar por esse caminho”, finaliza.

* Com informações do Faculdade de História (FHT) e Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU).