Proeg lança edital para demandas de monitoria geral e monitoria de laboratório nos cursos de graduação

• Publicado: Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 17h20
  • Última atualização em Terça, 25 de Janeiro de 2022, 16h09

unnamedColocando em prática os programas Monitoria Geral e Monitoria em Práticas de laboratório a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio da Diretoria de Planejamento e Projetos Educacionais (DPROJ), torna público o Edital 01/2022 e 02/2022, que garante aos institutos a prática de monitoria remunerada e monitoria voluntária por graduandos.

Os programas foram criados com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, por meio de projetos que envolvam alunos de cursos de graduação na execução de atividades de forma didática e pedagógica.

Também são objetivos dos programas: melhorar indicadores de ensino-aprendizagem; diminuir os índices de evasão e contribuir com a permanência do discente na universidade; possibilitar uma formação profissional qualificada; e promover a colaboração entre discentes e docentes. Serão 126 bolsas, sendo 84 para o Programa de Monitoria Geral e 42 para o Programa de Monitoria com Práticas em Laboratório.

Os Institutos de todos os campi da Unifesspa poderão ter um quantidade pré-estabelecida de bolsas, seguindo a demanda de cursos de cada um, como está descrito no Quadro 1 dos editais. Entretanto os institutos poderão fazer seleção de monitores voluntários e definir o número de vagas. O passo inicial é o envio do quadro de demandas de cada instituto para a Divisão de Projetos Educacionais da Unifesspa, seguindo o item 3 do edital, até o dia 11 de fevereiro. Logo após isso, os Institutos abrirão seus editais próprios para seleção dos bolsistas e voluntários individualmente. Não uma data definida para isso.

O monitor tem o compromisso de auxiliar o docente na orientação dos discentes, esclarecendo e tirando dúvidas seja em laboratório ou sala de aula; identificar, em conjunto com o docente orientador, as dificuldades enfrentadas pelos discentes da disciplina; discutir com o docente orientador as metodologias; coordenar os grupos de trabalho; exercer suas atividades conforme o Plano de Atividades de Monitoria; cumprir 12 horas de monitoria semanais; fazer relatórios ao docente orientador; participar de atividades promovidas pala DPROJ/Proeg e apresentar ao orientador um resumos das atividades realizadas.

Hiperlinks de acesso:

a) Aos editais (e respectivos resultados): https://editais.unifesspa.edu.br

Monitoria Geral: Edital Monitoria Geral

Monitoria Laboratório: Edital Monitoria de Laboratório

b) Anexos: vide item 9.6 dos editais ou acesse de forma direta:

Anexos editáveis Monitoria Geral: https://dproj.unifesspa.edu.br

Anexos editáveis Monitoria Laboratório: https://dproj.unifesspa.edu.br

Em caso de, após leitura do edital, haver necessidade de alguma explicação adicional, favor enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..