Com participação da Unifesspa, governo do estado lança a chamada 2022 do Programa Forma Pará

• Publicado: Terça, 28 de Dezembro de 2021, 09h26
  • Última atualização em Quarta, 29 de Dezembro de 2021, 10h39

Forma Para 2022 AgPa.03A história contada pela estudante moradora de Salinópolis, Liana Cunha, 38 anos, traduz bem a essência do Programa Forma Pará, do governo do estado, que fez o lançamento da chamada 2022 na noite do último dia 21, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, com a presença de autoridades do governo do estado, prefeitos, reitores, professores e estudantes.

“Fui aluna de uma universidade particular em outra cidade. Como havia a dificuldade de me locomover e ainda o custo muito grande com o pagamento desse transporte e da mensalidade, eu desisti. Quando surgiu essa oportunidade de fazer o curso na minha cidade eu vi a possibilidade de estudar, me profissionalizar na minha área”, disse a aluna do curso de Gastronomia, ofertado pela Forma Pará, por meio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Salinópolis.

Presente no evento, Liana não conseguia esconder a emoção e resumiu numa palavra a possibilidade de fazer o curso superior sem precisar se afastar da família e ainda se qualificar na área de alimentação, onde atua como autônoma: “gratidão”.

Curso superior em casa

O governador do estado, Helder Barbalho, destacou essa característica do Forma Pará, programa desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). “A partir do programa Forma Pará, os nossos jovens podem cursar o ensino superior na sua cidade, ao lado da sua família, construindo, portanto, a sua história e sonhando avançar na sua qualificação sem que para isso precise abrir mão do seio familiar”, disse o governador ao citar que o programa em quatro anos chega a mais de 70 municípios, ofertando 5.662 vagas em todas as regiões do estado.

O titular da Sectet, Carlos Maneschy, destacou que o Forma Pará é o maior programa de oferta de cursos de nível superior fora de sede de todo o país. “Sem hesitação nenhuma, eu posso dizer que no Brasil não há comparação à dimensão que este programa tem hoje. É o maior programa no país de formação no ensino superior fora de sede. Maior inclusive que o programa Parfor, programa do governo federal”, enfatizou o secretário. Ele ressaltou ainda que o Forma Pará é compromisso assumido pelo governador desde a divulgação de seu programa de gestão.

lancamento forma para 2022O reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Francisco Ribeiro, disse que o Forma Pará oferece a oportunidade que muitas pessoas não tinham. “Agora essas pessoas não precisam mais sair de seus municípios para fazer um curso superior. Esse programa é importante porque ele propicia qualidade de vida para as pessoas por meio da educação”, enfatizou o reitor.

Programa de Estado

O Forma Pará é uma ação estadual que visa aumentar a oferta de cursos superiores no estado. Foi criado em 2019 com a meta de ofertar quatro mil vagas até 2022. Entretanto, a demanda das prefeituras fez com que a meta fosse superada com a chamada lançada nesta terça-feira, acrescentando mais 1.700 vagas às 3.963 já ofertadas nas três chamadas anteriores. Em 2022 serão 34 turmas em 32 municípios.

No dia 8 de outubro de 2021, de iniciativa do governo do estado, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), a Lei no 9.324 que transformou o Forma Pará em Programa de Estado. Desta forma se garante a continuidade do programa nas próximas gestões de governo, que terão de manter o investimento na ampliação do número de vagas de ensino superior no estado.

O prefeito de Bom Jesus do Tocantins, Joãozinho Rocha, frisou que o Forma para é um dos melhores programas do governo do estado. O município do sudeste do estado já conta com três cursos ofertados pelo programa. “Eu mesmo já estou construindo um polo do Forma Pará porque virou lei, então é uma garantia. Estou investindo no que vai dar certo. Na verdade, já deu certo e eu agradeço ao governador Helder Barbalho e ao secretário Carlos Maneschy”, disse o prefeito.

Pós-graduação

A publicação da lei ainda permite que o programa oferte agora cursos em nível de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado). Na solenidade desta terça-feira foram anunciadas nove especializações que serão ofertadas em 2022.

O programa é realizado em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) e com as prefeituras. Participam do programa todas as IES públicas que atuam no estado. Ainda no evento desta terça foi assinado simbolicamente o edital que vai permitir o credenciamento de universidades privadas que poderão ser contratadas para atender municípios onde as IES públicas não tenham a possibilidade de cumprir a demanda por cursos.

A previsão é que o edital de credenciamento seja publicado no dia 12 de janeiro de 2022 em comemoração ao aniversário de Belém. Os editais das IES públicas com as vagas do Forma Pará para 2022 sejam publicados também em janeiro próximo e a previsão de realização da prova de seleção específica seja realizada em fevereiro de 2022.

O processo seletivo especial é realizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e pelo Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA).

* Com informações e fotos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).