Proex e Comissão Pastoral da Terra realizam lançamento de cartilha sobre Sistemas Agroflorestais e Agroecológicos

• Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 18h09
  • Última atualização em Quarta, 29 de Dezembro de 2021, 10h42

Cartilha SAF

Neste mês, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), por meio da sua Coordenadoria de Cultura (CCULT), realizou em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) o lançamento de uma cartilha sobre “Sistemas Agroflorestais Agroecológicos”. O material foi impresso com verba da Comissão e produzido por professores da Unifesspa ligados ao projeto Intercâmbio de Saberes, cujo objetivo é promover cursos de extensão para atendimento da demanda de movimentos sociais populares e outros setores da sociedade que constantemente dialogam com a Unifesspa.

A primeira parceria do projeto entre a PROEX e a CPT, realizada em 2019, resultou na produção de um curso de extensão voltado aos agricultores familiares da região sobre os Sistemas Agroflorestais (SAFs). Com a carga horária de 120 horas, o curso foi dividido em quatro encontros realizados em assentamentos e na Unifesspa, baseado na pedagogia da alternância. A produção da cartilha lançada este mês faz parte dos objetivos desta parceria. Além disto, o curso gerou a implantação de um SAF na Unidade III, do Campus Marabá, mantido até hoje em atividade pelo Prof. Fernando Michelotti, um dos apoiadores do projeto.

Para entender melhor a cartilha que foi elaborada, consultamos o prof. me. Amintas Lopes Da Silva Junior, da Faculdade de Educação do Campo (FEC). Segundo Amintas, “A cartilha é fruto das discussões realizadas durante o curso sobre Sistemas Agroflorestais Agroecológicos, realizado no âmbito do Projeto Intercâmbio de Saberes, uma parceria entre a Comissão Pastoral da Terra e a PROEX da Unifesspa”. O curso que é voltado para agricultores e agricultoras camponeses da região de abrangência da universidade durou meses, e contou com atividades distribuídas em diferentes etapas. “As discussões foram muito ricas, motivo pelo qual tivemos a ideia de registrar uma síntese disso tudo em uma cartilha que funcionasse como um material de estudo. Muitos agricultores e agricultoras que participaram do curso manifestaram o desejo de retomar os estudos formais e avaliamos que a cartilha poderia servir como mais um estímulo nesse sentido”, completa.

O conteúdo da cartilha se baseia em tudo o que foi discutido durante o curso: agro biodiversidade, questão agrária, impactos da monocultura de larga escala, manejo do solo, manejo agroecológico de pragas e doenças, cooperativismo, gênero e agroecologia, além, obviamente, da implantação e manejo dos sistemas agroflorestais. Para o professor Amintas a cartilha “ajuda no sentido de constituir uma memória do curso, mais uma, pra além das lembranças pessoais de cada participante. Ano que vem, haverá um novo curso, voltado para o mesmo público, abordando outras temáticas relacionadas à agricultura familiar camponesa. Assim, serve também como um material didático”.

A diretora da PROEX, Claudiana Guido também comentou sobre a importância da cartilha para a universidade e para os agricultores, “essa cartilha é importante para a Unifesspa porque a gente conseguiu organizar de uma forma sistemática e usando conteúdos ilustradas também. Assim é importante a gente ter esse registro materializado nessa cartilha e que a gente possa distribuir para os nossos cursos da educação no campo. E com relação aos agricultores é importante tanto para ter esse conteúdo materializado em uma forma de cartilha e que ele possa, por vez ou outra, buscar esses conteúdo para tirar alguma dúvida e melhorar sua produção, além de se sentir valorizado e protagonista da história. A gente chama o nome do programa de Intercâmbio de Saberes, porque justamente existe uma troca de conhecimento e eles se verem registrado nesse material impresso coisas que foram produzidas e informações que foram trazidas por eles e tornando-os em autores dessa produção”.

O evento de lançamento foi realizado em um espaço aberto e respeitando todos os protocolos de segurança sanitária impostos pela pandemia, foi possível realizar o reencontro entre alguns dos cursistas e os coordenadores do projeto pra entrega presencial dos exemplares da cartilha e uma roda de conversa sobre como cada um aplicou o conhecimento recebido neste período de quase dois anos. As falas trouxeram agradecimentos pela oportunidade e exemplos exitosos da aplicação do conhecimento disseminado nas etapas, como o do agricultor João Rodrigues de Souza, que mora na zona rural de Tucuruí, que contou: "Eu fiz um SAF no meu lote, plantei banana, cacau, milho, arroz e mandioca, tiro 40 sacas de arroz, 30 sacas milho, o cacau está bem crescido, a banana me rende 2 mil reais, a mandioca já está no ponto da farinha, aproveitei muito o curso, nunca tinha mexido isso, só em horta. O encontro foi muito importante, quero agradecer a CPT pelo convite."

A Coordenadoria de Cultura pretende dar continuidade ao projeto em 2022, desta vez voltando-se ao tema da Comercialização dos produtos da agricultura familiar.

- Com informações da PROEX.