Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IEA premia os vencedores da I Mostra de Ciência e Tecnologia da Educação Básica de Santana do Araguaia

  • Publicado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 10h06
  • Última atualização em Terça, 21 de Dezembro de 2021, 09h53
  • Acessos: 963

Vencedores Motec2021Os vencedores da I Mostra de Ciência e Tecnologia da Educação Básica de Santana do Araguaia/PA – Moctec foram divulgados no último dia 13 de dezembro, em um evento online realizado no canal do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A ceriônia foi tansmirita ao vivo, pela plataforma do YouTube.

Estiveram presente na solenidade a profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, vice-reitora da Unifesspa; o prof. Dr. Carlos Maviael de Carvalho, Diretor-Geral do IEA; o Prof. Dr. Tarciso Binoti Simas, coordenador da Mostra; Talita Silva Nascimento, Técnica Administrativa em Educação. Representando os trabalhos premiados, participaram também como convidados os professores orientadores Lucas Felipe Reis de Sousa do Colégio Exato; Rávila Figueira da Silva e  Ilzenê de Souza Fonseca, ambas da escola Jorceli Silva Sestari.

O coordenador do evento Tarciso Binoti Simas ressaltou que a I edição da Moctec recebeu nove submissões, com a participação de 32 alunos, sob orientação de três docentes de escolas das redes pública e privada de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio de Santana do Araguaia. Os trabalhos ficaram expostos na plataforma do YouTube durante o III Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada, com suas curtidas ocultas. Aqueles trabalhos com maior número de curtidas foram classificados para julgamento de uma banca final.

Em sua Fala, Carlos Maviael destacou a importância do evento para fomentar o desenvolvimento da pesquisa no ensino básico “a Moctec vem incentivar a pesquisa. É muito gratificante saber que nós estamos levando, dissipando a formação de um futuro profissional. É algo que eu valorizo muito porque nós sabemos que trabalhar a ciência não é fácil.  Quando incentivada na juventude faz com que os jovens tenham um olhar diferente para a ciência, é nessa visão que eu venho hoje agradecer a todos os professores do ensino básico e da organização do evento por estarem de alguma forma incentivando a iniciação cientifica.”

A profa. Lucélia Cavalcante, em seu discurso pontuou a importância das parcerias entre a Universidade e o ensino básico para melhoria da educação “Essa parceria da Universidade com a educação básica só tende a criar mais espaços de vínculo e contribuir diretamente com qualidade do ensino, da educação desenvolvida, principalmente quando nos integramos a professores e professoras como vocês que estão aqui, que  esse, possa ser o primeiro  de muitos eventos dessa natureza com financiamento do governo federal e da própria Unifesspa, que haja incentivo institucional. Que a gente possa participar desse momento de valorização da educação científica e cada vez mais ampliar e incentivar a participação de outros municípios de outros estados.

Ilzenê de Souza Fonseca que coordenou o trabalho “Sabão Ecológico líquido” que ganhou 1º lugar na Categoria 2º ciclo do Ensino Fundamental, destacou a relevância do seu projeto, “o nosso projeto visa minimizar o problema do óleo em nossa comunidade que seria descartado no meio ambiente e, ao mesmo tempo, incentivar os estudantes, na prática científica no ambiente escolar. Na parceria entre escola, pais e estudantes todos ganham, só tenho agradecer a Unifesspa pela oportunidade, muito obrigada!"

"Esse evento é de grande valia para a comunidade em geral, pois mostra desde cedo a importância da pesquisa no ambiente escolar, além disso, fomenta nos alunos da educação básica a importância da produção científica e apresenta para eles que nem sempre  a pesquisa é um “bicho de sete cabeças” são situações simples do cotidiano, brincadeiras, jogos, tecnologias e a partir desses temas do nosso cotidiano podemos está desenvolvendo pesquisa científicas e se aproximar da educação universitária, enfatizou Rávila Figueira da Silva que coordenou o projeto que ganhou o 1º lugar na categoria Ensino Médio com o trabalho intitulado “Aplicativos no Mundo da Matemática."

Confira os vencedores de cada categoria e os respectivos trabalhos:

- Categoria 2º ciclo do Ensino Fundamental

1º lugar: Sabão Ecológico líquido

Coordenadora: Ilzenê de Souza Fonseca

Discentes: Julia Kallyta de Sousa Miranda / Jullyanna de Sá Rocha / Pedro Henrique Souza/ Ana Luiza de Oliveira/ Luiz Felipe Teixeira

- Categoria Ensino médio

1º lugar: Aplicativos no Mundo da Matemática

Coordenadora: Rávila Figueira Da Silva

Discentes: Ana Gabriela Santana Brito/ Alysson Brito Dos Santos

2º lugar: Usina Termoelétrica

Coordenador: Lucas Felipe Reis De Sousa

Discente: João Gabriel Borges Godoy

3º lugar: Amarelinha, Operações Matemáticas e Formas Geométricas

Coordenadora: Rávila Figueira Da Silva

Discentes: Any Vitória Paraes Rodrigues / Adryelle Rodrigues Martins/ Jhenifer Araújo Viera.

 

*Com informações do IEA

Fim do conteúdo da página