Reitoria participa de reunião da Andifes e do lançamento de plataforma para gestão de cursos de graduação

• Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 17h21
  • Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 14h09

andifes 2Depois de 18 meses, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizou, nesta quinta-feira (9), a primeira reunião presencial de forma híbrida com a participação de representantes das IFES de todo o país. O reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, e a vice-reitora, Lucélia Cavalcante, estiveram presentes na reunião, em Brasília.

O encontro ocorreu mantendo critérios de biossegurança, com vacinação de todos os participantes, distanciamento e máscaras. Na oportunidade, estiveram em pauta as graves restrições orçamentárias de 2021 e de 2022. Também foram lançados, oficialmente, dois grandes programas: o Promover Andifes e o EcoGrad, que teve experiência piloto na Unifesspa, a partir da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

O Ecossistema de Gestão das Graduações das Instituições Federais de Ensino Superior (EcoGrad) é um projeto criado a partir de diversas conversas no âmbito do Cograd e da Andifes, debatendo indicadores como evasão, retenção, taxa de sucesso, e outros. Tem como objetivo desenvolver modelos, metodologias e ferramentas, envolvendo sistematização e integração de dados. A ideia é auxiliar universidades brasileiras na gestão dos cursos de graduação, por meio de uma plataforma on-line que apresenta um panorama da educação superior no país.

andifes 1Coordenado pelo professor Jorge Lima Dias, chefe do Laboratório de Gestão e Inteligência de Dados (LAGID), do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o projeto EcoGrad integra, pela primeira vez, em uma plataforma única, dados do Censo da Educação Superior no Brasil e informações institucionais de universidades públicas (federais, estaduais e municipais) e privadas.

Com a colaboração de professores e alunos das universidades federais Rural de Pernambuco (UFRPE) e de Juiz de Fora (UFJF), o projeto foi desenvolvido por docentes e estudantes dos departamentos de Educação, Administração, Economia e Computação da UFPB. O piloto do projeto, financiado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), está sendo realizado em Ifes de todas as regiões do país.

* Com informações da Andifes e UFPB