Consepe aprova Política de Acompanhamento de Egressos da graduação e pós-graduação

• Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 16h31
  • Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 14h11

DSC 0434Monitorar a trajetória profissional e acadêmica de concluintes e compreender as variáveis que contribuem para a evasão dos cursos de graduação e/ou pós-graduação da Unifesspa. Esses são uns dos principais objetivos da Política de Acompanhamento de Egressos (PAE) da Unifesspa, aprovada no último dia 7 de dezembro, pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

A nova PAE será uma das ferramentas institucionais de grande importância para a avaliação das ações de ensino, pesquisa e extensão, visando às discussões e o aprimoramento das atividades institucionais que fomente a troca de experiências e integração dos egressos.

Para compreender sobre a nova política e sua relevância, precisa-se saber o que é um egresso. Egresso é, por definição, todo aquele aluno que já concluiu, e também aquele que não concluiu, o curso de graduação ou especialização na universidade.

Assim, a PAE tem por finalidade planejar, orientar e promover um conjunto de ações destinadas a monitorar a trajetória profissional e acadêmica do egresso, acompanhar a sua inserção no mercado de trabalho, e aprofundar os compromissos e responsabilidade social, com vista a melhorar a qualidade da educação superior e as ações de ensino, pesquisa e extensão institucionais.

O Acompanhamento de Egressos é atribuição conjunta das Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), das Coordenações e Núcleos docentes estruturantes (NDE’s), dos cursos de Graduação e das Comissões de autoavaliação dos cursos de Pós-graduação, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex).

Para a prof. Gilmara Lima, pró-reitora da Propit, a ideia é que a participação da sociedade contribua para o enriquecimento da formação dos discentes, uma vez que se avaliar sistematicamente é importante para melhorar o ensino na nossa instituição. “Os egressos, com toda sua experiência profissional e após finalização do curso de pós-graduação, podem ajudar na identificação de problemas e apontar soluções para melhoria da pesquisa, divulgação e inserção de profissionais no mercado de trabalho, bem como aplicação da pesquisa nos diversos setores econômicos e sociais da nossa região. Além disso, são atores importantes que mostram como a Universidade impacta na sociedade e fortalece a qualificação de mão de obra na região”, afirma.

Já o pró-reitor de ensino de graduação, prof. Denilson Costa, destaca que a valorização profissional, a continuidade do ensino, a avaliação e autoavaliação do profissional formado, o trabalho como princípio educativo, além do compromisso e a responsabilidade com a comunidade são os principais princípios para se atingir os objetivos da política de egressos. Dentre os objetivos colocados na nova resolução aprovada pelo Consepe, estão:

• Construir um banco de dados da inserção profissional dos egressos concluintes, auxiliando na identificação de aspectos que facilitam e/ou dificultam a vivência no mercado de trabalho
  • Criar e atualizar canais para comunicação permanente com os egressos concluintes, manter um banco de dados atualizado e publicado com informações sobre a continuidade da vida acadêmica e/ou da inserção profissional dos egressos concluintes;
  • Promover eventos institucionais, científico e tecnológico, e atividades educacionais, artísticas, culturais e esportivas de integração entre egressos e alunos visando a troca de informações e experiências;
  • Mapear os impactos dos cursos ofertados pela Unifesspa na sociedade;
  • Subsidiar a Avaliação Institucional interna e externa;
  • Identificar as variáveis determinantes da evasão dos cursos de Graduação e Pós-graduação, visando a realização de ações preventivas, entre outros.

a81d503f 7306 4919 854b c34a9541cc5b 2Pesquisa - Recentemente, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) da Unifesspa lançaram uma nova fase da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos dos anos de 2014 a 2021.

A participação desses estudantes egressos de cursos de graduação ou pós-graduação da Unifesspa é importante para melhorar as políticas para alunos(as) e ex-alunos(as), a qualidade institucional e o conhecimento acerca das demandas acadêmica, profissional e inserção profissional dos(as) egressos(as) da Instituição. O formulário é breve, leva menos de três minutos para ser integralmente preenchido e ficará aberto para contribuições em fluxo contínuo.

Com esses resultados, a Unifesspa terá a oportunidade de melhorar ainda mais os cursos de graduação e pós-graduação que oferta, cumprindo mais adequadamente sua missão. Por isso, a colaboração de cada egresso é de fundamental importância nesse processo. Para preencher o questionário, acesse o site https://egressos.unifesspa.edu.br/.