Santana do Araguaia: Sectet e Unifesspa firmam convênio para a instalação da Carreta da Construção Civil

• Publicado: Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 15h27
  • Última atualização em Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 23h55

O Convênio de Cooperação Técnica para a aquisição da Carreta da Construção Civil foi assinado, na noite deste sábado (4), entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no campus da universidade em Santana do Araguaia, região sul do estado.

A Carreta integra o projeto Polo de Referência em Construção Civil, do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA/Unifesspa). Trata-se de um laboratório móvel que vai ser utilizado pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil ofertados na região pela Unifesspa dentro do Programa Forma Pará, do governo do Estado. Além da formação acadêmica, a Carreta vai levar cursos profissionalizantes aos municípios do sul e sudeste do Pará.

“Nós estamos aqui para instituir um polo de referência em algo que realmente é necessário para a região toda que é formar pessoas na área específica da construção civil, formar técnicos. Esta é uma ação do governo do estado que só é possível graças ao compromisso do governador Helder Barbalho e ao empenho do prefeito Eduardo Conti”, ressaltou o titular da Sectet, Carlos Maneschy.

O reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro, afirmou que a instituição do Polo de Referência em Construção Civil em Santana do Araguaia é a realização de um projeto muito esperado pela comunidade acadêmica. “É a concretização de um sonho nosso que é estruturar os cursos que serão oferecidos fora de Santana. A partir daqui vai-se irradiar conhecimento, irradiar formação de pessoas. Faço aqui um agradecimento especial ao governador Helder por todos os projetos que vêm sendo financiados pela Sectet e pela Fapespa (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas)”, enfatizou o reitor.

Francisco Ribeiro destacou ainda que o governo do Estado tem promovido um grande financiamento da ciência e da tecnologia nas universidades públicas do Pará, por meio do Programa Forma Pará e da concessão de bolsas de iniciação científica, de mestrado e doutorado.

O prefeito de Santana do Araguaia, Eduardo Conti, afirmou que para o desenvolvimento do estado é necessário ter as pessoas certas nos lugares certos. “O secretário Maneschy e o governador Helder, da forma como vêm trabalhando, cumprindo os desafios de ajudar a crescer e desenvolver o estado por meio da educação e formação, vão deixar um legado importante em todo o Pará”, frisou o prefeito.

Formação acadêmica e profissional

O diretor geral do IEA/Unifesspa, Carlos Maviael de Carvalho, e o diretor adjunto do Instituto, Tarciso Simas, idealizadores do Polo, fizeram a apresentação do projeto que se compõe principalmente de uma carreta completamente equipada com os instrumentos necessários para a formação dos alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura ofertados pelo programa Forma Pará na região.

“Onde estacionar, a Carreta se transformará em um grande laboratório de 100 metros quadrados composto de salas de aula e todos os equipamentos necessários à formação acadêmica de nossos alunos”, descreveu o professor Tarciso Simas. “Ela também vai ofertar mais de 80 cursos profissionalizantes, formando a mão-de-obra fundamental para o setor de construção civil, como mestres de obra, pedreiros, eletricistas, pintores e muitos outros”, completou o professor Carlos Maviael.

A Carreta será composta de sala de aula com capacidade para atender atém 50 alunos, em ambiente refrigerado, garantindo o conforto de docentes e discentes. O investimento do governo do estado no projeto, por meio da Sectet, é de cerca de R$ 10 milhões. A previsão é de que até o final do primeiro semestre de 2022 a Carreta já esteja pronta para percorrer os municípios do sul e sudeste do Pará.

* Com informações e foto da Agência Pará