Santana do Araguaia: Solenidade de assinatura do convênio do Polo e da Carreta da Construção Civil no IEA ocorre neste sábado (4)

• Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 18h09
  • Última atualização em Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 16h14

caminho conviteNeste sábado, dia 4 de dezembro, será realizada a solenidade de assinatura do convênio do Polo e da Carreta da Construção Civil, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Unifesspa. O evento terá início às 18h, no bloco de laboratórios do Instituto de Estudos do Araguaia (IEA), localizado na rua Madezon (entrada pela BR-158), bairro Seringal, em Santana do Araguaia,

Na oportunidade, estarão presentes o secretário da Sectet, Carlos Maneschy; a secretária-adjunta da Sectet, Edilza Fontes; o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro; o diretor do IEA, Carlos Maviael; o diretor-adjunto do IEA, Tarciso Binoti; Eduardo da Machado e Catarina Carveli, prefeito e vice-prefeita de Santana do Araguaia, além de outras autoridades locais.

O projeto do Polo e Carreta da Construção Civil nasce da integração dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IEA/Unifesspa), sobretudo da turma de Engenharia Civil em Redenção pelo Programa Forma Pará da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet).

Essa nova frente de interiorização de ensino superior inspirou a idealização e a implementação de um projeto inovador que vem apoiar a formação profissional na área da Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo em outros municípios através de um laboratório móvel em construção civil ou, em outras palavras, da Carreta da Construção Civil. Essa unidade móvel é composta por um semirreboque com dois avanços que, ao estacionar e se articular, se transforma em um laboratório com aproximadamente 100 m².

Com a viabilidade desse investimento, o projeto foi avançando em uma frente mais extensionista com a oferta de cursos de capacitação em construção civil, nos locais em que esse laboratório móvel estacionar. Com leiaute flexível, é possível ofertar diferentes treinamentos da construção civil, tais como mestre de obras, pedreiro, pintor, encanador de obras, instalador hidráulico, leitura e interpretação de projetos, dentre outros. Assim, o projeto visa capacitar também cidadãos com diferentes idades e níveis de escolaridade, o que pode influenciar e colaborar para uma adesão profissional na indústria da construção.

Considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na Unifesspa, o projeto também produzirá novos conhecimentos através de projetos de pesquisa adaptados ao clima, aos insumos locais e ao compromisso de desenvolvimento sustentável do Sudeste Paraense.

Tais projetos sobre o ambiente construído serão integrados com novas experiências didáticas e contribuições para a sociedade araguaiense e de todo sudeste paraense. Com esse campo experimental de pesquisa, as frentes extensionistas e os avanços na interiorização do ensino superior público, o IEA/Unifesspa se lança nesse desafio de se tornar um Polo de Referência em Construção Civil.

Na busca do cumprimento da função social das universidades públicas, entende-se que esse projeto será um motor para o desenvolvimento da região no segmento da construção civil, com melhor formação de egressos, com a capacitação da mão de obra e com projetos de pesquisa e extensão que discutam e promovam melhor qualidade ambiental na região e as garantias dos direitos à habitação e à cidade.

*Com informações do Instituto de Estudos do Araguaia (IEA)