FORMA PARÁ

Aula inaugural do curso de Medicina Veterinária aconteceu nesta quarta-feira (03), em Piçarra

• Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 10h24
  • Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 11h14

Com inscrições abertas até o dia 16 de novembro, Piçarra também terá o curso de Zootecnia, o edital está no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa

Com muita emoção por parte dos calouros e seus familiares, aconteceu na última quarta-feira (03), no centro de eventos da igreja Nossa Senhora de Guadalupe, a aula inaugural do curso de Medicina Veterinária, da Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O curso é ofertado pelo governo do Estado, por meio do Programa Forma Pará em Piçarra, no sudeste paraense.

Felicidade de caloura do curso de Medicina Veterinária e sua mãe. Foto: Ascom/Sectet

Destacando a importância da conquista dos calouros e o justificado orgulho de seus familiares, a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Edilza Fontes, falou sobre a oferta do curso pelo programa Forma Pará, desenvolvido pela secretaria. "É um dos cursos mais valorizados do Forma Pará. Só quatro municípios do sul e sudeste terão o curso de Medicina Veterinária da Unifesspa. O privilégio de vocês é enorme" enfatizou Edilza Fontes, gestora do Forma Pará.

O coordenador institucional do Forma Pará na Unifesspa, Raimundo Oliveira, que na ocasião representava o reitor da Universidade, Francisco Ribeiro, ressaltou a satisfação de pais e mães dos calouros e destacou também que Piçarra foi contemplada com dois dos mais importantes cursos do Forma Pará. Além de Medicina Veterinária, o município terá o curso de Zootecnia, na chamada 2021.

O início do processo para a oferta de cursos do Forma Pará em Piçarra foi feito pelo ex-prefeito, Wagner Machado, presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep). Ele enfatizou o empenho dos governos estadual e municipal, além das universidades envolvidas na implementação do Forma Pará. "Esse curso começou há muitos anos. No coração de alguém que por vontade política, com desejo de transformação permitiu que ele pudesse se materializar a partir das mãos daqueles que colaboraram. Aí vem o professor Maneschy e todos os secretários que colaboraram com esse projeto", destacou. Wagne ressaltou ainda a vontade política do governador Helder Barbalho e da prefeita Laane Barros.

A secretária adjunta da Sectet Edilza Fontes ao lado da prefeita Laane Barros. Foto: Ascom/Sectet

O tom do discurso da gestora municipal, Laane Barros, foi de gratidão às equipes envolvidas, de incentivo aos calouros e de reconhecimento pelo esforço dos familiares. Educadora e ex-secretária municipal de educação, a prefeita falou da alegria em ver ex-alunos entre os 45 aprovados e destacou que cerca de 55% da turma é de moradores de Piçarra.

Jalecos

Durante a cerimônia houve a entrega dos jalecos aos calouros. Na sequência, Em seguida, a prefeitura de Piçarra entregou placas em homenagem a pessoas que tornaram possível a realização do curso. A professora Edilza recebeu a placa em nome do secretário Carlos Maneschy.

Depois da solenidade, todos foram convidados para o descerramento da placa de inauguração do Polo Universitário de Piçarra, um prédio reformado e equipado pela prefeitura para receber os universitários dos cursos do Forma Pará/Unifesspa. (Com informações da Ascom/SECTET)