Projeto Nanquim de Marabá homenageia obras de percussores do movimento Nanquim Amazônico

• Publicado: Quinta, 04 de Novembro de 2021, 17h06
  • Última atualização em Terça, 09 de Novembro de 2021, 17h07

As obras que integram o projeto, são resultados da curadoria realizada durante a pesquisa e catalogação do acervo da Pinacoteca Pedro Morbach, da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM).

Logo o Nanquim de Maraba 1

O projeto "O Nanquim de Marabá: Patrimônio e Memória na obra de Augusto e Pedro Morbach", que conta com a curadoria da profa. Me. Cinthya Marques do Nascimento, visa colaborar com os estudos sobre Arte, Educação, Memória e Patrimônio Cultural.O trabalho apresenta a vida e obra dos artistas, pai e filho, radicados no município de Marabá, que desenvolveram suas trajetórias artísticas no estado do Pará, e que se tornaram os principais nomes do movimento que ficou conhecido como Nanquim Amazônico. As obras apresentadas neste projeto de Augusto Morbach foram produzidas no período de 1970 a 1980, e de Pedro Morbach correspondem ao período da produção do artista de 1980 a 1990.

Augusto e Pedro Morbach são precursores do movimento artístico que ficou conhecido na região sudeste do Pará como Nanquim Amazônico. Suas obras expressivas abordam temáticas do cotidiano marabaense das décadas 1970 e 1990 e retratam atividades econômicas, festividades religiosas, fauna e lendas da Amazônia, bem como hábitos do cotidiano da população de Marabá. Lavadeira (1988), Solitário Castanheiro (1983), Barco de carregar castanha (1986), Boi Bumbá (1983) e O Pescador (1997), são exemplos de obras em que Pedro Morbach retrata suas experiências vivenciadas em sua terra natal e que contam muito a história do município de Marabá.

A curadoria buscou apresentar obras que dialoguem com a realidade da região de Carajás localizada entre os rios Tocantins e Itacaiúnas, que apresentam temáticas que versam sobre as festividades populares, a fauna e flora da região de Carajás, os aspectos religiosos da população local, os temas sociais relacionados ao homem do campo e suas condições de trabalho, o cotidiano da população ribeirinha e as lendas e mitos da região amazônica.

Sobre a disponililização do material

Com o intuiro de possibilitar a acessibilidade dos deficientes visuais e portadores de baixa visão, estão sendo disponibilizados recursos de tecnologia assistiva em cada obra com os textos alternativos e audiodescrição elaborados pela turma da Licenciatura em Artes Visuais de Canaã dos Carajás, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa, possibilitando assim um diálogo amplo para todo público que acessar a plataforma.

O acesso dos estudantes a essas obras que expressam aspectos da história de seu município é relevante para a construção da identidade enquanto cidadão marabaense. Iavelberg (2003) afirma que: “Trazer conteúdos de arte do ambiente de origem e do cotidiano dos estudantes para a sala de aula é uma boa e motivadora escolha curricular. Essa prática valoriza o universo cultural do grupo, dos subgrupos e dos indivíduos, incentiva a preservação das culturas e cria em cada um o sentimento de orgulho da própria cultura de origem e de respeito à dos outros, o que constitui condição fundamental para a construção de uma relação não-preconceituosa com a diversidade das culturas”.

“Criar um sentimento de orgulho da própria cultura de origem e de respeito aos outros”, é uma das propostas do material pedagógico criado pelo projeto que utiliza os conteúdos da disciplina Artes Visuais para explorar o universo dos Morbachs, propondo uma reflexão crítica sobre as temáticas abordadas. O material tem como objetivo também, desenvolver as habilidades propostas pela BNCC para a disciplina Arte, visando a aquisição de competências importantes para desenvolvimento integral do educando, organizando os conteúdos para o Ensino Básico Fundamental do 6º ao 9º Ano.

Neste sentido, o projeto disponibiliza este material didático para alunos e professores visando fortalecer as aulas de Artes com reflexões e práticas pedagógicas, para que atue como um instrumento na construção de uma sociedade que reflete e se torna capaz de se transformar em prol de um ambiente de conhecimento acessível para todos, visando ampliar os olhares sobre esta produção artística local e colaborar com o desenvolvimento das aulas de Arte na região que contemplem temáticas relacionadas a Arte na Amazônia.

A equipe do projeto ressalta o compromisso da Fundação Casa da Cultura de Marabá em disponibilizar o acesso às obras dos artistas Augusto e Pedro Morbach para a realização deste projeto, bem como agradece o envolvimento de todos os participantes do projeto. Para saber mais das obras e do trabalho, acesse: https://onanquimdemaraba.com.br