Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Plano de Desenvolvimento Institucional: a visão da Unifesspa para o futuro

  • Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 17h13
  • Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 17h56
  • Acessos: 2652

unidade3 aéreaRecentemente, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) aprovou seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), importante instrumento de gestão que estabelece os principais objetivos e metas a serem alcançados pela Instituição nos próximos anos.

É a partir dessa ferramenta que são definidas a missão, valores e a visão da Unifesspa para o futuro. Articuladas, essas definições facilitam e promovem a convergência dos esforços humanos, materiais, tecnológicos e financeiros, alinhando o plano estratégico às ações efetivamente realizadas pela Universidade em seu dia a dia.

O PDI também contempla os indicadores escolhidos para acompanhar a realização do que foi traçado. Além disso, é por meio deste documento que os compromissos assumidos são comunicados, promovendo maior transparência no relacionamento da Universidade com a comunidade acadêmica e demais setores da sociedade.

Em sua essência, o PDI 2020-2024 expressa seu papel social de abrangência local, regional e nacional; estrutura organizacional; filosofia de trabalho articulada com o debate global; a política pedagógica que orienta suas ações e as atividades acadêmicas que desenvolve e que pretende desenvolver; e as políticas e programas acadêmicos e administrativos da Universidade, sedimentados nas normas vigentes, na cultura, vocação, inserção regional e realidade institucional da Unifesspa. 

A elaboração do PDI é uma exigência legal estabelecida, inicialmente, pelo Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, para fins de credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior junto ao MEC. Esse decreto foi revogado e substituído pelo Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que estabeleceu novo marco regulatório e define a estrutura e os elementos mínimos que o PDI deve conter, que constituem os 14 capítulos (ou eixos temáticos) em que se encontra organizado.

Em 2020, com a Instrução Normativa nº 24, de 18 de março de 2020, três novos elementos, próprios do Balance Scorecard (BSC), se somaram aos elementos exigidos no PDI: a cadeia de valor, o mapa estratégico e o portfólio dos projetos estratégicos. Além do BSC como ferramenta de análise, destacam-se duas outras novidades deste novo PDI trazidas pelo Ministério da Economia na Instrução Normativa nº 24, de 18 de março de 2020: a obrigatoriedade de revisão do plano estratégico institucional pelo menos uma vez por ano, e, se necessário, e atualizado e consonância do plano com o Plano Plurianual da União (PPA).

Identidade estratégicaEste novo ciclo de Planejamento Institucional começa com exatos 11 objetivos estratégicos, novos sonhos e novas metas. Em meio ao cenário de incertezas e de escassez de recursos, os desafios também se renovam. Contudo, a Unifesspa seguirá empreendendo esforços para continuar proporcionando ensino superior público, inclusivo, de qualidade e gratuito, para todos.

Mais do que a elaboração e a entrega do PDI, a Secretária de Planejamento (Seplan) da Unifesspa está estruturando um sistema de planejamento integrado e articulado de planejamento institucional, que compreende monitoramento, avaliação e revisão anual do PDI e dos planos setoriais a ele vinculados diretamente. Clique aqui para acessar o documento.

Como foi elaborado

O documento foi construído com a participação determinante da comunidade acadêmica, pró-reitorias, institutos acadêmicos de todos os campi da Unifesspa, e demais unidades, acadêmicas e administrativas, por meio de contribuições, críticas e sugestões, e por diversas outras formas de interação, entre as quais destaca-se a consulta pública realizada no site da Unifesspa denominado Participa, ao final de 2019.

Além desses atores, que colaboraram para o aperfeiçoamento do nosso processo de planejamento institucional na indicação dos principais desafios a superar, historico pdidos principais processos de gestão a aprimorar e das principais oportunidades a alcançar, as contribuições recebidas da Comissão de Avaliadores do Ministério da Educação (MEC), por ocasião do processo de recredenciamento institucional, e as recomendações recebidas da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A submissão do PDI à aprovação do Comitê de Governança, Riscos e Controle, exigida pela IN nº 24/2020, e, posteriormente, ao Consun, completou o processo de escrutínio e aprovação. Este é o segundo PDI que a Unifesspa elabora. O primeiro foi aprovado em 2015 e, posteriormente alterado, no conteúdo e/ou na vigência. Este novo instrumento vigerá até 2024. Na ilustração ao lado, é possível conhecer o histórico dos documentos e suas alterações. 

Principais estratégias

Diante do atual cenário, a principal estratégia para o período de vigência deste Plano será a consolidação desta Instituição, por meio do fortalecimento dos cursos já existentes; da política de inclusão; da evolução na interiorização da IES; do aprimoramento na promoção da acessibilidade; da implementação da oferta de programas especiais de formação pedagógica; da execução das políticas de ensino, pesquisa e extensão e inovação tecnológica; e da oferta de profissionais qualificados e de novos conhecimentos, tecnologias e processos que contribuam para o desenvolvimento regional inclusivo e sustentável.

eng quimica labAinda assim, há muito a crescer no período de vigência da atual versão do PDI, que prevê a implantação de pelo menos oito novos cursos de graduação, 17 programas de pós-graduação stricto sensu e de 16 cursos de especialização; a investidura de 177 servidores professores e de 309 servidores técnico-administrativos. Além disso, prevê a ampliação da infraestrutura física e tecnológica para dar suporte à estratégia e garantir o pleno funcionamento dos cursos. A expansão em todas essas áreas terá um desafio suplementar com a criação de mais um campus universitário, projetado para o município de Canaã dos Carajás.

Afora essas projeções de expansão, o Plano traz importantes inovações na metodologia de ensino ofertado pela Unifesspa, que habitualmente era assentada na modalidade presencial e passou a ser realizada também por meio da utilização de recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais e híbridos, conforme Projeto Pedagógico Institucional.

Para dar sustentabilidade financeira aos avanços em várias dimensões, ao fomento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, a captação de recursos provenientes de emendas parlamentares, por meio de convênios e cooperações firmados com entidades públicas e privados, ou mediante Termos de Execução Descentralizada,  será uma estratégia decisiva, porque abre margem, a despeito das restrições orçamentárias enfrentadas, para viabilizar grande parte do processo de consolidação e expansão desta Instituição.

Diante do contexto geral, entre avanços, conquistas, desafios e projetos para o futuro, a Unifesspa se projeta cada vez mais como um importante instrumento para mudança da realidade social e um vetor para o desenvolvimento sustentável. As páginas seguintes apresentam, a título de ilustração, alguns painéis que representam a estratégia adotada no plano.

Objetivos Estratégicos

 

Com informações da Secretaria de Planejamento Institucional (Seplan) da Unifesspa. 

Ilustrações: Diplan/Seplan

Fim do conteúdo da página