ConBio: Encontro de profissionais da área ambiental irá debater mudanças climáticas e desequilíbrio ambiental

• Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 18h36
  • Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 11h17

Imagem do evento 1No mês de novembro, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participa do “I Encontro ConBio - Mudanças Climáticas e Desequilíbrio Ambiental”. Em pauta, a discussão sobre os problemas associados à sinergia entre os fatores relacionados às mudanças ambientais e o aumento da contaminação.

Este evento está sendo desenvolvido no âmbito do projeto ConBio, que conta com a participação de 25 pesquisadores de diferentes países (Brasil, Costa Rica, Equador, Guatemala, Espanha e Portugal), com ampla experiência nos estudos ambientais e eco toxicológicos.

O encontro será realizado em dois momentos. O primeiro deles, será uma sessão teórica, que ocorrerá entre os dias 08 e 12 de novembro e contará com a participação de pesquisadores do Brasil e de Portugal. Além disso, haverá ainda uma sessão prática, de 8 horas, que será realizada em um laboratório da Unifesspa, com um número de estudantes reduzido, seguindo todos os protocolos de biossegurança. Participam, como organizadores, os professores Daniel Silva (ICE) e Diógenes Silva (IESB).

Entre os fatores que mais ameaçam a biodiversidade, destacam-se as mudanças globais, tal como as alterações climáticas e a contaminação química. Tradicionalmente, ambos fatores têm sido tratados de maneira isolada, porém, recentemente, se está observando que quando um ecossistema sofre algumas mudanças nos fatores ambientais (por exemplo: salinidade e temperatura), associado a um incremento da contaminação, a homeostases fisiológica e o nicho ecológico das espécies devem ver-se afetados, tornando-as mais vulneráveis às mudanças globais. Essa interação tem gerado a necessidade de integrar os estudos eco toxicológicos dentro dos cenários de mudanças globais, de modo a melhorar nossa compreensão da ameaça que estes fatores supõem quando atuam em conjunto.

Mais informações podem ser encontradas na página: www.conbio.csic.es e a inscrição pode ser feita pelo SigEventos.

ATIVIDADE #1 - Teórica

Evento: I Encontro ConBio - Mudanças Climáticas e Desequilíbrio Ambiental

Período: 08 a 12/11/2021

Modalidade: On line –  StreamYard com apresentação pelo youtube