Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

#SeToqueSemMedo: Campanha do Outubro Rosa na Unifesspa incentiva o autoexame das mamas e a doação de cabelo

  • Publicado: Terça, 19 de Outubro de 2021, 15h13
  • Última atualização em Terça, 19 de Outubro de 2021, 15h48
  • Acessos: 2529

campanha se toque sem medoAnualmente, a Unifesspa reforça o compromisso na luta pela prevenção ao câncer de mama, aderindo à campanha mundial Outubro Rosa. Além de estimular o autocuidado e a sororidade entre as mulheres que integram a comunidade universitária, a universidade busca sensibilizar toda a sociedade sobre a campanha, utilizando-se dos meios de comunicação oficiais, como site e rede sociais que possuem grande alcance na região.

Este ano, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), lançam a tag #SeToqueSemMedo, que acompanham diversas ações internas e externas à comunidade. A ideia é, mais uma vez, estimular o autocuidado e ampliar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Todos os anos ressaltamos a necessidade de nos cuidarmos, não só no mês de outubro, mas a estarmos atentas ao nosso corpo, à nossa saúde, o ano inteiro. Na programação deste ano, queremos incentivar esse toque, tirando todo medo, tabu e receio e transformando o momento do autoexame num ato de amor e cuidado. Além disso, estaremos atentas às necessidades umas às outras, sempre ajudando e cuidando de outras mulheres”, ressaltou Sheila Freire, chefe da DSQV.

#SeToqueSemMedo

Uma data foi marcada na agenda eletrônica das servidoras para lembrá-las da importância do autoexame das mamas. Elas receberão uma notificação no e-mail institucional com o convite/lembrete para esta ação de autocuidado. O "Dia D" para o Autoexame será no dia 22 de outubro.

O e-mail traz o depoimento de uma servidora da instituição que venceu a luta contra o câncer, partir do diagnóstico precoce da doença. Num testemunho emocionante, a assistente social Laranna Catalão convida as mulheres a conhecerem melhor seus próprios corpos e a se tocarem sem medo.

Semana da Saúde 5A iniciativa pretende reforçar a importância do autoexame para a prevenção da doença. As servidoras receberão, ainda, orientações gravadas em vídeo por profissionais de saúde sobre como realizar, em casa, o autoexame das mamas, entre outras dicas à saúde da mulher.

O autoconhecimento, o autoexame, a boa alimentação e a prática de atividade física são hábitos de vida que podem prevenir e favorecer o diagnóstico precoce da doença. De acordo com os especialistas, o câncer de mama tem altos índices de cura quando descoberto precocemente.

Doação de cabelo

Em todas as campanhas, a Unifesspa estimula o apoio mútuo e a solidariedade durante o Outubro Rosa. Este ano, as mulheres da comunidade universitária são incentivadas a doar cerca de 15 cm de seus cabelos para serem usadas na confecção de perucas destinadas a crianças e mulheres com câncer.

De forma voluntária, um salão de beleza parceiro vai disponibilizar profissionais para fazerem os cortes de cabelo das doadoras e a confecção das perucas, que serão entregues ao Grupo Esperança. 

A partir do desta terça-feira (19), as mulheres que puderem realizar esse gesto de solidariedade devem procurar o Salão Visual, localizado na Rua Bartolomeu Igreja, número 1434, Núcleo Velha Marabá. Outras informações podem ser fornecidas pela DSQV/Progep pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (94) 2101-5927.

Outras ações internas também serão realizadas com as servidoras e terceirizadas da Unifesspa que estão em trabalho presencial, a exemplo da distribuição de máscaras cor rosa, laços com o símbolo da campanha Outubro Rosa e visitas de sensibilização.

O câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Fonte: Inca

Fim do conteúdo da página