Orgulho: Agência Experimental de Jornalismo da Facom vence prêmio nacional de comunicação

• Publicado: Quinta, 14 de Outubro de 2021, 10h47
  • Última atualização em Quinta, 14 de Outubro de 2021, 10h51

premiação facomA Agência Experimental de Jornalismo Paiá, produção da Faculdade de Comunicação (Facom) da Unifesspa, campus Rondon do Pará, ganhou o primeiro lugar no prêmio nacional da  28º Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom 2021), promovido pela Intercom. A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 9 de outubro, pela internet.

Criado em 2018, o programa de extensão envolve vários projetos, estudantes e docentes em atividades como a Rádio na Feira, portal Rondon Notícias, Cineclube e Núcleo de Assessoria de Imprensa (NAI). Com o objetivo de atuar em diversas frentes e formatos do jornalismo, alunos e professores trabalham de forma conjunta, compartilhando pautas e ações, de forma ampliar e fortalecer a comunicação em Rondon do Pará.

O projeto foi premiado na Categoria Jornalismo – Agência Escola/Júnior de Jornalismo, vencendo representantes de outras regiões do país. Jussara Alves, aluna líder do projeto orientado pela professora Elaine Javorski, destaca como fundamental o incentivo dos professores do curso para ampliar sua experiência acadêmica e profissional para além da sala de aula. Ela destacou, ainda, como o reconhecimento dessa produção é um impulso a continuar no curso, apesar de tantos desafios.

Sobre a Expocom - Além de uma exposição, a Expocom é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. O prêmio é dividido em três etapas: local, regional e nacional, sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Na edição deste ano, a Unifesspa também foi representada pelo trabalho “ iLab: a experiência do laboratório de inovação no Jornalismo em um deserto de notícias”, que concorria na categoria “Produção Transdisciplinar –  Comunicação e inovação”. O projeto tem como objetivo compreender, por meio de um mapeamento dos fluxos comunicacionais na área urbana e rural de Rondon do Pará, quais são os meios de comunicação utilizados pelos integrantes das comunidades e que conteúdos consomem.