Calourada 2021: Estudantes são recepcionados com palestra sobre a acessibilidade e inclusão na universidade

• Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 18h12
  • Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 18h49

palestra acessibilidade calouradaEm mais uma rodada de conversas sobre assuntos pertinentes à universidade e sua comunidade acadêmica, a VIII Semana de Recepção e Integração dos Calouros Unifesspa trouxe a palestra “A inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior”. Tendo como convidada a profa. Dra. Andréa Miranda, da Universidade Federal Rural da Amazônia  (UFRA), a conversa ainda contou com a participação da vice-reitora da Unifesspa, profa. Dra. Lucelia Cavalcante. O discente do 5º período de Psicologia, José Diego Lira, abriu a palestra dando boas-vindas e a mediação foi feita pela coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão de Acadêmica (Naia), Lúcia Santos.

A vice-reitora da Unifesspa falou sobre o acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior e lembrou das ações desenvolvidas pelo Naia. Lucélia pediu a colaboração dos alunos para a acessibilidade pedagógica, destacando que o diálogo com os calouros se torna essencial para que se resolvam desafios institucionais. “Esse é um grande desafio institucional e nele, vocês, alunos, são atores fundamentais para que seja possível uma prática mais inclusiva”.

Em seguida, o debate continuou com a profa. Dra. Andréa da Silva Miranda, que atualmente coordena o Núcleo Amazônico Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia. A convidada falou sobre a acessibilidade e as ações que são feitas para que os alunos com deficiência tenham um percurso acadêmico eficiente e que possam viver a universidade da forma mais igualitária e inclusiva como para os alunos que não tenham deficiência. A professora também reforça que o NAIA não é o único que deve estar atento as ações inclusivas para os estudantes com deficiência, sendo este um mediador entre o discente e a universidade. Segundo ela, toda a universidade e seus órgãos devem estar em acordo sobre o que deve ser feito para garantia que o discente com deficiência tenha uma rotina sem extremas dificuldades.

A programação da semana de recepção e integração de calouros continua e você pode ter acesso a toda a programação no site: www.unifesspa.edu.br/calouro