Dia Mundial da Alfabetização: reportagem mostra trajetória de estudante da Unifesspa alfabetizado aos 25 anos

• Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 10h57
  • Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 18h12

No Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em 8 de setembro, uma reportagem especial, produzida pela Prefeitura de Marabá, mostra o processo transformador da educação por meio da história do estudante Nielton Martins. Foi com muita força de vontade e dedicação que ele conseguiu aprender a ler e a escrever já na fase adulta e hoje se orgulha em cursar o ensino superior. Confira:

estudante nielton

Quando teve o domínio das letras, aos 25 anos, Nielton Martins de Andrade, hoje com 29 anos, passou a ver o mundo de outra forma. O processo de alfabetização para ele veio tardio, aconteceu de fato, em 2017, quando conheceu a Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), lá em Morada Nova, na Escola Pedro Peres.  De lá pra cá, Nielton não mais parou de estudar e já cursa o 3º semestre de licenciatura em matemática na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), após se submeter ao Enem.

A história de Nielton se destaca pela força de vontade, perseverança e dedicação. Ele conta que quando criança até chegou a estudar, mas devido a vida nômade da família não conseguia concluir as séries iniciais, o que piorou quando os documentos escolares foram perdidos.

“Em 2017, eu comecei a estudar a primeira etapa, com a professora Neusa. Lá eu comecei a desenvolver a leitura, praticamente ser alfabetizado, fui me desenvolvendo e participando de algumas avaliações, para poder chegar nas séries maiores. Quando eu cheguei no CEEJA eu fui abraçado pelos professores que compõem a equipe, e foi muito importante para mim”, relata o estudante.

Dia de Alfabetizacao nieltonA vontade de vencer os desafios levou Nielton a prosseguir com os estudos iniciando o ensino médio, logo em 2018, por meio do programa Mundiar (proposta pedagógica de aceleração da aprendizagem e correção de fluxo escolar). Ele mora na zona rural de Nova Ipixuna, há 24 quilômetros de Morada Nova, pedalava até a escola e ainda tinha de dormir na casa de amigos. Nielton afirma que as dificuldades foram grandes, mas com apoio da escola e com os objetivos bem traçados, conseguiu superar as barreiras.

“Foi um esforço para aprender e fomos evoluindo, aprendendo. Foi muito importante esse processo. Me fez crescer bastante. Como já tinha família, meus filhos e minha esposa foram bastante importantes na caminhada.  É importante na educação dos meus filhos, porque através do meu interesse, do meu esforço para estudar, a gente pode ver a motivação a mais para eles se dedicarem aos estudos”, enfatiza.

Pela sua história e pelo lugar que alcançou, Nielton se tornou uma referência não só para a família, mas para toda a comunidade onde vive, por isso, ele faz questão de frisar o quanto a educação mudou a vida dele.

“A educação, a alfabetização teve um poder transformador na minha vida. Mudamos a forma de ver o mundo, de entender que nós fazemos parte, que precisamos contribuir com a nossa sociedade. Temos essa capacidade de contribuir para o desenvolvimento da cidadania, da sociedade, da comunidade onde nós residimos. Além de tudo, nossa história tem um poder transformador na vida de outras pessoas. As pessoas olham para gente de forma diferente, muitas pessoas se inspiram na gente para fazer alguma coisa, conseguir alguma coisa”, conclui.

Nielton agora sonha em concluir o curso superior e ingressar no mestrado de matemática pura, além de ajudar outras pessoas a realizar os sonhos.

Adaptado do original de Leydiane Silva/Prefeitura de Marabá

Texto na íntegra disponível em: https://bit.ly/3jVO1Uq