1ª Olimpíada Brasileira de Soluções Sustentáveis para Água e Energia terá a Unifesspa como representante da região norte

• Publicado: Quarta, 21 de Julho de 2021, 17h47
  • Última atualização em Sexta, 23 de Julho de 2021, 18h36

obsseaCom o objetivo de desenvolver o conhecimento científico, tecnológico e de inovação em soluções para problemas nacionais relacionados à disponibilidade de água e ao uso das energias renováveis de forma sustentável, será realizada a primeira Olimpíada Brasileira de Soluções Sustentáveis para Água e Energia (OBSSAE).

O evento busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, à disponibilidade de emprego e ao desenvolvimento tecnológico sustentável no Brasil, auxiliando também na melhoria da qualidade de ensino básico no Brasil.

A 1ª edição do evento é organizada pela comunidade da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), porém com atuação nacional. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) será a representante da região Norte para a olímpiada.

Serão realizadas palestras e oficinas, de forma remota e gratuita, durante os dias 13 e 30 de setembro. Direcionada para alunos do ensino básico, os participantes foram divididos em duas categorias: categoria 1, que contempla estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e categoria 2,  com estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio ou ensino médio integrado com o técnico ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os trabalhos recebidos pela comissão organizadora são divididos em trabalhos científicos, ações sociais e manifestações artísticas. Também serão aceitas iniciativas que foram realizadas em 2020 e 2021 desenvolvidas a partir de programas de iniciação científica, projetos de ciências inéditos com possibilidades reais de serem desenvolvidos, soluções tecnológicas ou experimentos feitos pelos participantes de forma individual ou coletiva. As inscrições de trabalhos e para oficinas e palestras irão até o dia 30 de agosto no site do evento.

Os trabalhos regionais serão avaliados e terá a lista dos finalistas que passarão para a etapa nacional divulgada no dia 01 de novembro. E no dia 30 de novembro será realizado o evento de divulgação dos resultados e a premiação dos vencedores. Para mais informações, acesse o site da OBSSAE.

1ª Olímpiada Brasileira de Soluções Sustentáveis para Água e Energia

Datas importantes
Período de inscrições para as Oficinas e Palestras 01/07/2021 a 30/08/2021
Realização das Oficinas e Palestras 13/09/21 a 30/09/21