Divulgados os resultados da avaliação do ensino de graduação no 1º semestre de 2021

• Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 17h27
  • Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 16h29

resultado avavalicao letivaEstão disponíveis para consulta os resultados da Avaliação do Períodos Letivos 2020.2 e 2021.1, realizada entre os dias 14/05 a 17/06 deste ano, com estudantes de graduação da Unifesspa. Essas avaliações, realizadas a cada fim de semestre, contribuem para que Universidade possa melhorar na tomada de decisões relativas ao ensino de graduação.

Mais de 2.900 alunos responderam ao questionário, disponibilizado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), o que representa pouco mais de 56% de adesão do público-alvo da pesquisa. Os dados foram compilados pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

A comunidade acadêmica poderá acessar as informações pelo endereço disponível em: Resultado da Avaliação 2021 - 1º Semestre (Link para outro sitio). O painel com os resultados permite filtro por instituto, curso, município, pergunta e ano-período de matrícula do discente, possibilitando com que as Unidades e Subunidades Acadêmicas visualização dos dados em diferentes agrupamentos

Resultados

De acordo com resultados, 36,6% dos estudantes que participaram da pesquisa avaliaram que a experiência de estudo no período letivo foi “excelente” ou “boa”. Já para 44,7% dos entrevistados a experiência foi “regular”, e outros 18,8% afirmaram que foi "ruim". Vale lembrar que, devido à pandemia, as atividades acadêmicas na Unifesspa estão ocorrendo de forma remota.

A maioria dos discentes classificou como “excelente”, “bom” ou “regular” o aprendizado nos períodos letivos avaliados em relação a períodos letivos que ocorreram de forma presencial. Pouco menos de 25% avaliou como ruim.

Entre as principais dificuldades relatadas no desenvolvimento das atividades acadêmicas estiveram: quedas constantes de conexão com a internet (23,3%), dificuldade em ler na tela do computador ou celular (21,6%) e não ter acesso aos livros físicos ou digitais (11,1%). Neste item, os participantes podiam selecionar mais de uma opção.

Considerando apenas cursos com público-alvo acima de 50 pessoas, as maiores participações foram, nesta ordem: Medicina Veterinária (IETU), Psicologia (IESB), Engenharia Química (IGE) e Ciências Contábeis (ICSA), todos com 80% ou mais de adesão à pesquisa.