Professores do Mestrado Profissional em Ensino de História lançam e-books no próximo dia 27

• Publicado: Sexta, 21 de Mai de 2021, 19h21
  • Última atualização em Segunda, 24 de Mai de 2021, 09h23

WhatsApp Image 2021 05 19 at 18.21.46No próximo dia 27 de maio, a partir das 19h, no Youtube da ANPUH seção Pará, serão lançados três e-books organizados por professores/as do curso de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Os e-books são resultantes das várias atividades desenvolvidas no programa de pós-graduação e demonstram o comprometimento dos professores e dos discentes que produziram os capítulos, decorrentes de disciplinas ministradas no curso, assim como, das pesquisas desenvolvidas em rede, tendo em vista que o programa conta com 39 universidades participantes.

Segundo o professor Carlo Monti, um dos organizadores dos e-books, “nos capítulos apresentados podemos ter contato com uma rica produção que foi pensada tanto pela ótica dos professores do ensino básico, como pela ótica dos professores universitários, esse é um diálogo fundamental para a construção do conhecimento históricos que está sendo desenvolvido pelo ProfHistória de Xinguara”.

As obras que serão lançadas são: “Amazônia (as) em História (as): diversidade, ensino e política”, organizada pelas profas. Karla Rascke e Valéria de Melo. Já o prof. Carlo Monti organizou o e-book de título “Ensinar e aprender uso de fontes no ensino de história”. Enquanto o prof. Bruno Silva e a profa. Ana Coelho organizaram o e-book de título “Ensino de História em foco: narrativas, desafios e proposições”.

A professora Anna Coelho aponta que “a ideia da coletânea foi trazer nossos alunos para a produção, incentivando-os a publicarem suas reflexões iniciais sobre seus projetos de estudo. Também convidamos colegas de outras instituições e de diferentes Programas de Pós-graduação buscando ampliar o debate”.

Já o prof. Carlo salienta que o e-book organizado por ele possibilitou a junção e divulgação dos trabalhos desenvolvidos desde os projetos do PIBIC até aqueles construídos na pós-graduação, tendo por linha condutora o ensino de história no sul e sudeste do Pará.