Programa #UnifesspaOnline e ILLA realizam mesa-redonda sobre Estágio Supervisionado no dia 5 de maio

• Publicado: Quinta, 29 de Abril de 2021, 17h17
  • Última atualização em Sexta, 30 de Abril de 2021, 09h47

Cartaz Unifesspa Online estágio ILLA 05 05No próximo dia 5 de maio, às 10h, o programa #UnifesspaOnline 2021, em parceria com o Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), realiza a mesa-redonda “Estágios supervisionados em tempos de ensino remoto: possibilidades e alternativas do ILLA/Unifesspa”. O evento será transmitido pelo canal da Unifesspa no Youtube.

Participam da mesa as professoras do ILLA/Unifesspa, Luciana Kinoshita Barros, doutora em Educação pela USP; Patrícia Romano, doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Maysa de Pádua Paulinelli, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. As três atuam nas disciplinas de Estágio Supervisionado.

São convidados, também, os estudantes Bruna Cavalcante, graduanda em Letras-Língua Portuguesa; Renan Lucas da Silva, graduando em Letras-Português e professor voluntário do cursinho popular Emancipa em Marabá e do centro de Inclusão Produtiva de Ananindeua; Rhuane Assunção, graduanda do curso de Letras-Inglês e ex-professora contratada na rede pública; e Marcos Mota, graduando em Letras-Inglês, funcionário público do município de Marabá (PA).

A partir do relato de experiências para o desenvolvimento de Estágio Supervisionado de forma remota nas graduações em Artes Visuais, Letras-Inglês e Letras-Português do ILLA, os palestrantes pretendem apresentar possibilidades de organização, estratégias, motivações e expectativas para disciplinas de Estágio Supervisionado. Dessa maneira, contribuir para o fortalecimento dessas disciplinas, desenvolvidas de forma remota, enquanto durar a pandemia. Além disso, refletir/pensar em quais foram as alternativas positivas encontradas nesse momento que poderão permanecer, futuramente, nessas disciplinas, em períodos de aulas presenciais.

Para os organizadores da mesa-redonda, “unir teoria e prática nos Estágios Supervisionados de Cursos de Licenciatura sempre foi um desafio. O momento se torna ainda mais desafiador quando passamos a precisar realizá-lo remotamente por conta do isolamento social necessário em decorrência da pandemia de COVID-19. Os formadores da universidade nunca ministraram a disciplina de Estágio Supervisionado de maneira remota, acimo como os graduandos nunca fizeram estágio dessa forma e os professores das escolas nunca receberam estagiários assim. O que fazer diante dessa situação e outras reflexões perpassarão os relatos e discussões dessa mesa.

A inscrição no evento deverá ser realizada pela plataforma SIGEventos (https://sigeventos.unifesspa.edu.br/evento/UNIFESSPAONLINE2021), no evento associado ao #UnifesspaOnline 2021, intitulado “Mesa-redonda Estágios supervisionados em tempos de ensino remoto: possibilidades e alternativas do ILLA/UNIFESSPA”, no período de 28 de abril a 04 de maio de 2021 e estará aberta aos docentes e discentes de cursos de Licenciatura da Unifesspa e demais interessados(as).

Para mais informações, enviar e-mail à coordenação do programa, através do endereço eletrônico:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..