Pesquisas de Pós-graduação sobre a Amazônia brasileira são temas de livros que serão publicados pelo PPGHIST

• Publicado: Sexta, 26 de Março de 2021, 14h46
  • Última atualização em Quarta, 31 de Março de 2021, 12h29

livros itemnpoO Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST) da Unifesspa e Laboratório e Grupo de Pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo) lançam, no próximo dia 31 de março, dois importantes livros que tematizam a Amazônia por diferentes objetos de reflexão.

Com a participação de organizadores e professores que compõem a obra, o lançamento será realizado, de forma virtual, com início às 19h, no Canal do iTemnpo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-ITjQJ3vfKo.

As obras, intituladas “História - memória, narrativas e ensino na Amazônia brasileira” e “Leituras sobre a Amazônia: cultura, memória e ensino”, são resultados de um amplo conjunto de pesquisas desenvolvidas por diferentes professores/as vinculados às principais instituições públicas de ensino sediadas na Amazônia brasileira.

As reflexões tematizam a Amazônia por diferentes objetos de reflexão e aportes teórico-metodológicos e apresentam também um rico panorama das pesquisas que estão sendo desenvolvidas nos programas de Pós-graduação na região.

Os dois livros contam com a colaboração de pesquisadores da Unifesspa, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Secretaria Municipal de Educação de Marabá.

As publicações são de acesso gratuito e podem ser baixados nos seguintes endereços links:

Livro: História - memória, narrativas e ensino na Amazônia brasileira

Livro: Leituras sobre a Amazônia - cultura, memória e ensino