Canaã dos Carajás: Turma do curso de agronomia promove webinário sobre ecologia e sustentabilidade

• Publicado: Quinta, 25 de Março de 2021, 17h35
  • Última atualização em Sexta, 26 de Março de 2021, 10h05

webinário canaa carajasTem início nesta quinta-feira (25), às 17h, o webinário “O Papel da Ecologia na Sustentabilidade dos Agroecossistemas Amazônicos”, promovido por professores e alunos do curso de agronomia da Unifesspa em Canaã dos Carajás. A transmissão será realizada no canal do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) no Youtube.

O webinário será composto por cinco painéis, cada um com até quatro horas de duração, mediado pelo professor coordenador da disciplina e participação de debatedores de outros institutos ou instituições. Em cada painel, quatro duplas de estudantes farão apresentações de seminários temáticos.

“Esta é uma atividade de extensão universitária realizada dentro da disciplina de ecologia. Nas próximas cinco quintas-feiras, realizaremos painéis com a participação de professores e convidados de outras instituições. Os seminários serão apresentados pelos alunos, que vão abordar temas pertinentes não só para estudantes ou profissionais da agronomia”, explica o professor Diego de Macedo.

Entre os assuntos que serão apresentados no primeiro encontro, estão: revolução verde e monocultura: crescimento produtivo insustentável?; o papel da biodiversidade na agricultura sustentável na Amazônia; a pecuária extensiva nos agroecossistemas amazônicos: história e desafios para a sustentabilidade ambiental; o uso do fogo na agricultura e a resiliência dos agroecossistemas.

Participam como debatedores convidados os professores Amintas Lopes e Rodrigo Muniz, do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Unifesspa. A mediação será realizada pelo prof. Diego de Macedo, ministrante da disciplina de ecologia.