Serviço de Certificado Pessoal passa a ser ofertado para alunos e servidores da Unifesspa

• Publicado: Quarta, 10 de Março de 2021, 17h00
  • Última atualização em Sexta, 12 de Março de 2021, 10h29

certificado digitial icpeduEsta semana, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unifesspa disponibilizou um novo serviço à comunidade universitária. Trata-se do Certificado Pessoal Digital – ICPEdu. Acesse aqui o tutorial e saiba como criar o seu.

A Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu) é um serviço de certificação digital oferecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que provê infraestrutura para a emissão de certificados digitais e chaves de segurança.

O Certificado Pessoal é uma identidade virtual gratuita, emitida online e pode ser usada para validar a identificação de usuários em diversos procedimentos digitais, como assinaturas eletrônicas, cifragem de documentos e fazer login em sistemas eletrônicos específicos.

A Unifesspa, por meio de integração e validação do acesso CAFe, permitirá que servidores e discentes da Instituição possam emitir o seu certificado digital on-line, usando as credenciais de acesso do SIG, no endereço: https://pessoal.icpedu.rnp.br/

O diretor do CTIC, prof. Vitor Castro, explica que este certificado, de categoria A1, poderá ser utilizado para assinatura documentos, a partir da geração de um arquivo, a ser salvo no computador ou na nuvem. Segundo ele, a novidade representa um passo importante para universidade, superando algumas barreiras, a exemplo da tramitação interna de processos/documentos.

“Atualmente, o Sipac - sistema de tramitação de processos utilizado na Unifesspa - não permite a assinatura de documentos institucionais por alunos. Com a disponibilização desse serviço, agora eles poderão assinar, por exemplo, requerimentos, atas e termos de compromisso, de forma digital, sem mais precisar imprimir, assinar e escanear esses documentos”, afirma.

Saiba mais sobre essa novidade:

O que é o certificado pessoal?

Ele é sua identidade digital gratuita e pode ser utilizado para realizar diversas operações que requer sua assinatura, este tipo de assinatura tem a mesma validade legal que sua assinatura em documento impresso.

A Unifesspa aderiu ao sistema para facilitar e agilizar o fluxo de processos que necessitem da assinatura dos interessados, agora de forma digital.

Quem pode utilizar?

Todos os servidores e discentes da Unifesspa que possuam vinculo ativo com esta instituição.

Como emitir o certificado pessoal?

Para realizar a emissão do certificado pessoal siga as instruções contidas no final deste manual.

Onde pode ser armazenado?

Esse certificado é do tipo A1, portanto o mesmo deve ser armazenado no local/dispositivo em que será usado, ele pode ser instalado em mais de um computador e em navegadores diferentes a ferramenta é fácil de ser instalação e para mais orientações sobre a instalação veja o tutorial instalar o certificado no navegador.

Atenção! Ao emitir o certificado pessoal será gerado um arquivo, este arquivo é seu certificado pessoal e deverá ser armazenado em local seguro.

Sobre a validade do certificado?

A validade desse tipo de certificado é de um ano, mais poderá ser emitido novamente após seu vencimento, desde que você possua vinculo ativo com a instituição.

Ainda com dúvidas sobre o certificado digital? O CTIC preparou um série de tutoriais para ajudar nesse processo. Acesse o Helpdesk (Seção Suporte/Certificado Digital ICPEdu): https://helpdesk.unifesspa.edu.br/wiki-unifesspa/categoria/suporte/certificado-digital-icpedu/. Lá você encontrará tutoriais e mais informações sobre o certificado digital.