IEX: E-book sobre uso e conservação de ecossistemas aquáticos será lançado neste sábado

• Publicado: Quarta, 27 de Janeiro de 2021, 18h41
  • Última atualização em Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 14h50

Recurso ÁguaSerá realizado, neste sábado (30), o lançamento oficial do e-book “Recurso Água: tecnologias e pesquisas para o uso e a conservação de Ecossistemas Aquáticos”, obra que conta com coautoria do professor Daniel Clemente, do Instituto de Estudos do Xingu (IEX/Unifesspa).

Recomendada para profissionais e estudantes de diferentes áreas relacionadas com o meio ambiente, o livro abarca os riscos aos quais os ecossistemas aquáticos estão sujeitos sob diferentes perspectivas.

Nele, os leitores encontrarão enfoques a diferentes escalas biológicas, desde microrganismos a vertebrados, inclusive com a integração da espécie humana como parte importante dos sistemas, não apenas nas transformações causadas pelo ser humano, mas também nos efeitos que podem ocorrer.

Outro importante marco dessa integração está presente na linguagem usada, com capítulos em português e espanhol, oferecendo uma oportunidade para que muitos potenciais leitores não familiarizados com o idioma inglês, amplamente usado na literatura científica, possam beneficiar-se do conteúdo da obra.

“O livro tenta alcançar a todos os profissionais ligados à água, que tenham interesse em temas como Limnologia, Ecotoxicologia, Ecologia Aquática e Tecnologias Ambientais. É uma coletânea com trabalhos de diversos autores de distintos países, e de diversas áreas voltadas para a preservação dos ecossistemas aquáticos”, explica o professor Daniel Clemente.

Os interessados em fazer o download do e-book, de forma gratuita, devem acessar o link: https://doi.org/10.4322/978-65-86819-07-6. O lançamento durante um evento virtual pelo "Google Meet", em que todos os autores irão falar um pouco sobre seus respectivos capítulos. A reunião será gravada e disponibilizada em um site que será criado, exclusivo para o livro.