Turmas do Parfor Unifesspa retornam atividades acadêmicas por meio do ensino remoto

• Publicado: Segunda, 18 de Janeiro de 2021, 18h26
  • Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 18h04

parforMesmo diante da atual situação da pandemia da Covid-19, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no âmbito da Unifesspa, iniciou, no dia último dia 4 de janeiro, suas atividades acadêmicas com aulas remotas para as turmas do curso de Pedagogia, nos Polos de Breu Branco e Moju.

Ao todo, são cinco turmas de Pedagogia em andamento, sendo duas no município de Moju e outras três em Breu Branco, totalizando 99 estudantes. As aulas estão realizadas por meio de encontros síncronos (em tempo real) e assíncronos, mediadas com uso de tecnologias digitais e materiais impressos. Para auxiliar nessas atividades, discentes foram contemplados com chip com pacote por meio do Programa Conecta Unifesspa.

Com a pandemia, a quarta etapa do Programa, que seria realizada em julho de 2020, foi cancelada. Agora, ainda sem mudança de cenário em relação à situação sanitária no país, a Coordenação Institucional do Parfor, realizada pelo Prof. Dr. José Sávio Bicho, e a Coordenação do Curso de Pedagogia/Parfor, da Profa. Dra. Ana Clédina Rodrigues, buscaram alternativas junto à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e à Faculdade de Ciências da Educação (Faced) para viabilizar a realização das aulas.

A partir da publicação do Calendário Acadêmico referente ao período letivo de 2021.1 (Portaria Nº1667/2020-Reitoria), a Proeg, Coordenação Institucional, Coordenação de Curso, Coordenação Local, professores formadores e Divisão de Transporte e Logística (DITL) mobilizaram esforços coletivos para a realização dessa etapa.

parfor unifesspa“O Parfor constitui-se um programa de extrema importância para a qualificação de professores da Educação Básica em exercício do nosso estado. Embora os desafios do ensino remoto no atual cenário de pandemia, a oferta dos componentes curriculares por meio do ensino remoto está sendo uma alternativa para a continuidade e desenvolvimento da formação desses professores da rede pública. O engajamento de professores formadores e discentes está sendo relevante para superação dos desafios”, destaca o Coordenador Institucional, o professor Sávio Bicho.

A professora Ana Cledina, que está envolvida com o Programa desde o seu início na Unifesspa, explica que decidir sobre o retorno às aulas do Parfor de modo não presencial é um grande desafio para gestores, professores e discentes. “Sabemos das inúmeras dificuldades que os estudantes iriam enfrentar, mas diante do cancelamento da Etapa em 2020 e pela necessidade de retomarmos os trabalhos, não vimos outra alternativa a não ser realizar a etapa de modo remoto, visto que muitos desses professores discentes já estavam se mostrando desmotivados com a continuidade do curso”, disse.

Para o discente Antonio Paiva dos Santos, do polo Breu Branco, “o retorno das atividades acadêmicas do Parfor está sendo ótimo, pois a Educação não pode parar, tendo em vista a continuidade do curso. Para o momento, creio que a Unifesspa optou por uma excelente iniciativa. Embora haja dificuldades com a tecnologia, a gente está aprendendo a interagir. Se continuássemos parados, não saberíamos quando o curso seria concluído”, declarou.