Nova direção do ILLA toma posse com foco no ensino de qualidade e valorização das relações

• Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 10h45
  • Última atualização em Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 09h53

Posse ILLA 0348A partir desta quarta-feira (16), o Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), tem nova direção. Foram empossados os professores Francisco de Fátima da Silva e Maria Christina da Silva Firmino Cervera, respectivamente, como Diretor-Geral e Diretora-Adjunta do Instituto, para o quadriênio 2020-2024.

A cerimônia de posse foi realizada no Gabinete da Reitoria, em Marabá, e contou com a participação do reitor da Unifesspa, prof. Francisco Costa, e da vice-reitora, profa. Lucélia Rabelo. O evento também foi transmitido pela internet.

“Assumo o desafio de dirigir o Instituto e contribuir para que possamos alcançar níveis de excelência na prestação de serviços à sociedade, em especial a população da região Sul e Sudeste do Pará”, declarou o diretor empossado durante a solenidade.

Francisco de Fátima também destacou os avanços alcançados pela gestão anterior do Instituto, conduzida pelo prof. Alixa, como as políticas de inclusão e melhorias nas instalações. Ao citar a pandemia e os desafios impostos no atual cenário de adaptações, o professor afirmou que é um momento de adversidades, mas também de aprendizado.

“Os desafios são proporcionais as condições objetivas positivas. A escassez de recursos que a Instituição está submetida nos obriga a agir coletiva e criativamente para que possamos ampliar nossa função de oferecer ensino de qualidade e preparar bons profissionais para o mercado de trabalho”, disse.

Já a diretora-adjunta discursou no sentido de construir diálogos e interações científicas. Maria Christina Cervera reafirmou o compromisso com os alicerces expressos em seu plano de trabalho, os quais definiu como valores fundamentais. Entre eles, autonomia, inovação e criatividade, transparência, comunicação aberta, valorização do trabalho, igualdade e respeito.

Posse ILLA 0365“Nosso compromisso também será de promover um bom clima organizacional. À toda a comunidade acadêmica do ILLA e da Unifesspa, quero dizer que somos responsáveis pelo futuro e perenidade desta Instituição. Precisaremos de todos para trabalhamos juntos pelo melhor da nossa da universidade, com transparência e simplicidade. Desejo que sabedoria, coragem e humildade façam parte de nossos dias, tornando o caminho em interações prazerosas”, enfatizou.

Em seu pronunciamento o reitor da Unifesspa ressaltou a importância do ensino ofertado pelo o Instituto, para o desenvolvimento da ciência e da sociedade. Francisco Costa falou sobre a missão do ILLA para a construção de sociedade menos desigual.

“Vivemos numa reunião de fronteira que, apesar de ser rica economicamente, com uma das maiores províncias minerais do mundo, tem uma distribuição de renda muito ruim. Uma das principais causas disso está no baixo índice de formação, e a universidade tem compromisso com a sociedade de quebrar essas barreiras”, declarou.