Xinguara: Professor da Unifesspa publica livro sobre as ideias de raça e racismo nos séculos XVII e XVIII

• Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 15h01
  • Última atualização em Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 09h51

WhatsApp Image 2020 12 15 at 18.08.48Na noite da última terça-feira (15), ocorreu o lançamento do livro 'As Cores do Novo Mundo: degeneração, ideias de raça e racismos nos séculos XVII e XVIII, do prof. Bruno Silva, do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) da Unifesspa.

O lançamento foi realizado pelo “Canal da América”, no Youtube, um espaço para divulgação de pesquisas sobre História da América e outras áreas do conhecimento. Acesse aqui o vídeo do evento.

Também participaram do evento a Prof. Dra. Hevelly Acruche, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e a Profa. Dra. Larissa Viana, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que fez o prefácio do livro.

Publicado pela Editora Lisbon International Press, o livro é fruto da tese de doutorado do prof. Bruno, defendida na Universidade Federal Fluminense (UFF). Na publicação, o pesquisador demonstra como o conceito de "raça", enquanto uma categoria científica e política de impérios e nações do século XIX, surge na América nos séculos XVII e XVIII com intenções opostas.

Silva estuda as transições contraditórias de "raça" como uma categoria constantemente em fluxo e disputa. Por detrás das mutações da ideia de "raça" na história recente da humanidade, escondem-se na realidade transformações sociológicas de conhecimento e poder, e não novidades científicas sobre o corpo.

A obra conta com 454 páginas e pode ser adquirida nas principais livrarias virtuais (Amazon, Livraria Travessa, Livraria Cultura), no site da editora Lisbon Press ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

as cores do novo mundo ebook