Unifesspa vai a Brasília solicitar apoio para crescimento institucional

• Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 18h06
  • Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 08h22

Visita MEC 2O reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), prof. Dr. Francisco Costa, esteve em Brasília, na última terça-feira, 8, em reunião com representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Câmara Federal. Em pauta, o desenvolvimento institucional da universidade, com investimentos em criação de infraestrutura e nos campi fora de sede.

A reunião foi organizada pelo gabinete do deputado Joaquim Passarinho (PSD), que também manifestou apoio à universidade por meio de emenda parlamentar de R$600 mil. A quantia deve ser destinada ao campus de Santana do Araguaia.

Na audiência com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a Unifesspa apresentou a demanda pela contratação de pessoal, entre docentes e técnicos administrativos em educação, e da construção do Hospital Veterinário, do Instituto De Estudos do Trópico Úmido (IETU), em Xinguara. O Hospital deve atender diretamente aos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária. O MEC comprometeu-se a atender às demandas a partir do empenho de todas as obras.

Para o reitor da Unifesspa, diante do momento de retração econômica do país, agravado pela crise na saúde pública e pelos cortes nos investimentos em educação, o diálogo com os representantes eleitos, seja no Legislativo ou no Executivo, é fundamental. “As universidades correspondem a um setor fundamental ao crescimento do país. É por meio das universidades que podemos garantir formação de qualidade, pesquisa e inovação. Com o conhecimento científico produzido, garantimos ao país condições estratégicas para a diminuição das desigualdades mundiais e nacionais. A Unifesspa faz esse esforço, mas ainda precisa de muito investimento para alcançar plenamente seus objetivos”, conclui.

O Secretário de Infraestrutura da Unifesspa, Lucas França, também acompanhou a agenda de reuniões, onde detalhou o andamento e as demandas de obras da Universidade.