Pesquisadores da Unifesspa são premiados em evento científico de desenvolvimento rural sustentável

• Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 14h52
  • Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 08h19
  • Acessos: 1973

i sicoopesNa última sexta-feira (11), um grupo de professores e mestrandos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), conquistou dois prêmios relacionados a suas pesquisas em um evento científico.

A premiação ocorreu virtualmente durante o encerramento do “XIII Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária” (SICOOPES) e “IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação Social” (FECITIS), eventos científicos organizados e realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), em cooperação internacional com a Universidad de Alicante (Espanha) e Le Mans Université (França).

Os professores Laila Mayara Drebes (IETU) e Livio Sérgio Dias Claudino (IEDAR), integrantes do Grupo de Pesquisas “Dispositivos, Instituição, Desenvolvimento e Agroecologia” (DIDRA), contam que durante o Período Letivo Emergencial, ofertaram, em dupla docência, a disciplina optativa “Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”. De modo a estimular o empenho dos estudantes, e reconhecendo também a importância do evento, como trabalho final da disciplina, desafiaram os estudantes matriculados a elaborar e submeter resumos expandidos para o evento.

A proposta foi desenvolver estudos articulando os problemas de pesquisa de mestrado com o debate e textos da disciplina de Agroecologia, direcionando também às áreas temáticas do evento. Ao final das duas semanas de disciplina, foram submetidos três resumos expandidos e um trabalho completo no XIII SICOOPES, dos quais 2 resumos expandidos foram premiados. São eles:

• Área Temática: Desenvolvimento Rural Sustentável, Dinâmicas Territoriais e Conhecimentos Tradicionais

Prêmio: 1º lugar

Título: Avanço da mineração em Canaã dos Carajás – PA e impactos sobre a agricultura familiar

Autores: Alini Oliveira dos Santos, Livio Dias Sérgio Claudino, Laila Mayara Drebes, Andrea Hentz de Mello e Karen Cristina Pires da Costa

• Área Temática: Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos

Prêmio: 3º lugar

Título: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável na Escola Família Agrícola Dom Fragoso, Independência – CE

Autores: Ana Cristyanne Fernandes Bonfim, Laila Mayara Drebes e Livio Sérgio Dias Claudino

Para as estudantes, foi um momento muito significativo para a formação, já que cumpriram as diferentes etapas da pesquisa, desde a elaboração de um problema de pesquisa, construção de objetivos e metodologia, coleta e análise de dados, seguida da redação e apresentação para avaliação pelos pares. Vale destacar que a estudante Ana Cristyanne Fernandes Bonfim é aluna especial do PDTSA e a estudante Alini Oliveira dos Santos é aluna regular.

Os docentes ressaltaram a importância de articular, cada vez mais, ensino, pesquisa e extensão tanto na graduação quanto na pós-graduação. Enfatizaram, ainda, o papel determinante da interdisciplinaridade para enxergar os problemas sociais reais e a busca de soluções, conforme debatidos nos trabalhos premiados, e nos demais da disciplina. A parceria com as orientadoras dos projetos de pesquisa foi fundamental para o sucesso dos mesmos, sendo a professora Andrea Hentz docente PDTSA, que também integra o Grupo DIDRA, e a professora Karen Costa atual vice-diretora do IEDAR.