Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Observatório Regional do Sul e Sudeste do Pará é apresentado oficialmente à comunidade

  • Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 12h22
  • Última atualização em Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 19h29
  • Acessos: 1867

obsevatório5Promover reflexão e a oferta de produtos customizados atentos à dinâmica regional, com base em ciência aplicada em áreas diversas. Este é o objetivo-chave do Observatório Regional do Sul e Sudeste do Pará, iniciativa criada por um grupo interdisciplinar de professores da Unifesspa, em conjunto com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.

O lançamento oficial deste projeto ocorreu na noite de ontem (10), durante transmissão do 7º encontro da série webinários sobre ciência regional, no Youtube. Na oportunidade, foram apresentadas as ideias gerais sobre o observatório, sua formatação e equipe, os pilares de atuação, bem como os produtos que serão ofertados à sociedade.

Como convidado, o professor Arlindo Teixeira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fez apresentação sobre experiências em atividades correlatas ao observatório, com exemplos de processos e produtos que podem pelo ser utilizados pelo projeto na região. Ainda durante o lançamento, o professor Hugo Serra, da Faculdade de Geografia da Unifesspa, falou sobre a perspectiva de atuação do observatório na região. Serra é dos organizadores dos webinários “Ciência Regional: abordagens teóricas e práticas", uma das ações do Observatório.

“Acreditamos, efetivamente, na contribuição da Unifesspa para esta região. Neste sentido, nossa equipe coloca à disposição da comunidade regional conhecimentos obtidos em experiências passadas para monitorar e intervir estrategicamente em questões sensíveis para promoção de um desenvolvimento socialmente justo”, afirma o professor Victor Oliveira, um dos idealizadores do Observatório.

obsevatório6Para o professor, a dinâmica presente em municípios da região é ímpar, o que reforça a necessidade de um acompanhamento de perto. “Alguns municípios da região apresentam índices nos mais diversos âmbitos com variações gritantes. Para acompanhar essas mudanças, acreditamos que a Data Science, aliada à acuidade da comunicação pública, pode ofertar formas efetivas de controle social por parte de todos segmentos da sociedade do Sul e Sudeste do Pará”, diz.

Sobre o Orssepa

Iniciativa dos professores Victor Oliveira, Daniel Justi, ambos do IETU, e do Prof. Hugo Serra, do ICH, o Observatório Regional do Sul e Sudeste do Pará é formado por cientistas da comunicação, da ciência da informação, sistemas de informação, geógrafos, historiadores e economistas.

O observatório apresenta como pilares a Comunicação pública, com seleção de processos, produtos e mídias em acordo com os públicos alvos destinados; ii) Data Science, utilização de métodos para diagnóstico, predição e prescrição de propostas de intervenção de gestão, pesquisa ou interação social; e iii) Solução de problemas, confecção de produtos baseados em Data Science para solução de problemas práticos advindo de diversas origens.

Além da série de webinários, o Observatório desenvolve o projeto de pesquisa “Planejamento para o desenvolvimento em Canaã dos Carajás: data science e análise regional aplicadas à convergência de políticas públicas”. Em execução desde agosto, com financiamento da Prefeitura de Canaã, a pesquisa objetiva qualificar as políticas públicas do município com vistas a diversificação produtiva.

Outra ação do grupo interdisciplinar é o “Painel IETU/Unifesspa COVID-19”. Desde maio, a ferramenta traz uma série de informações sobre o avanço da pandemia, especialmente no Sul e Sudeste do Pará. É atualizado diariamente, com dados de tendência, projeção, subnotificação, entre outros, que servem como base para ações de enfrentamento à pandemia.

Entre as principais atividades programadas para lançamento nos primeiros meses de 2021 está o site do Orssepa com os primeiros produtos que propiciarão instigar a comunidade regional a questionar aspectos centrais na dinâmica regional, além de servirem como meio de acompanhamento e monitoramento dos mesmos.

Fim do conteúdo da página