Unifesspa firma acordo de cooperação para incentivar projetos de empresas juniores

• Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 12h21
  • Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 13h08
  • Acessos: 1909

WhatsApp Image 2020 12 09 at 11.05.42Há três anos, Samuel Cruz e mais 21 estudantes de engenharia elétrica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) integram a Empresa Junior E3J. Nesse tempo, o grupo de universitários já desenvolveu 75 soluções diferentes para pessoas físicas e jurídicas. O estudante de apenas 19 anos revela que entre as vantagens da participação nesses projetos de pesquisa está a maior preparação para o ingresso no mercado de trabalho remunerado.

Para apoiar essa formação ainda mais competitiva e especializada e promover cada vez mais essa integração universidade-indústria, a Unifesspa e a Vale firmaram acordo de cooperação técnica. O Acordo foi formalizado em cerimônia por videoconferência, nesta quarta-feira, 9, com a presença de dos coordenadores do projeto em ambas as instituições, representantes de empresas juniores da universidade, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), da vice-reitora, Lucélia Cavalcante, e do reitor, Francisco Costa.

Segundo o professor da Faculdade de Engenharia Mecânica, Franco dos Santos Silva, coordenador do projeto e diretor de pesquisa e inovação tecnológica da Unifesspa, “este acordo oferece oportunidade, para os alunos participantes das empresas juniores, colocarem em prática os aprendizados e concretizarem os objetivos dos projetos das empresas, em atividades como gestão, desenvolvimento de projetos, atendimento de clientes e outras áreas”.

A pró-reitora de pesquisa e inovação tecnológica da Unifesspa, profa. Dra. Gilmara Regina Lima Feio, destacou a importância de iniciativas como as das empresas juniores na interlocução com setores produtivos. “Para os alunos, é uma excelente oportunidade de entender como mercado funciona, em termos de metodologia, exequibilidade, metas e resultados. Todos os envolvidos ganham com troca de experiências”. Hoje, a Unifesspa conta com 11 empresas juniores, envolvendo mais de 200 alunos. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 1,2 milhão. A Chamada para apoio deve ser aberta em janeiro de 2021.

Para o reitor da Unifesspa, Francisco Costa, a presença da universidade na região Sul e Sudeste do Pará, que já contabiliza três décadas, é fundamental para garantir a aplicação de conhecimento nas atividades produtivas na região. “além do conhecimento, a universidade propicia que essa vocação produtiva da região seja transformada também em melhoria da qualidade de vida da população. Acordos como estes são importantes para que nossos discentes, e futuros profissionais atuem no mercado de forma crítica e comprometidos com a realidade local e regional, finaliza o reitor.

Dados da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (MEJ) indicam que atualmente existem mais de 1 mil empresas juniores no país. Pela Pará Junior, são 31 EJs federadas. O movimento (MEJ) tem como missão formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.